Equipes do HRJR participam de captação de órgãos

4 de novembro de 2021

Por Agenilson Santana

No mês de outubro, as equipes da UTI Adulto e do Centro Cirúrgico participaram dos processos de captação de órgãos de duas doadoras, uma de 65 anos, vítima de acidente vascular cerebral, e outra de 66 anos com encefalopatia anóxica pós-parada cardiorrespiratória, que possibilitaram salvar vidas e mudar a rotina de pacientes que aguardam na fila de transplantes.

Seguindo rigorosamente o protocolo de morte encefálica, a equipe do HRJR notificou a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), que prontamente veio ao hospital para analisar as condições clínicas, explicar para a família o processo de doação e realizar as captações.

Para que tudo ocorresse com sucesso, os profissionais do HRJR fizeram a manutenção das doadoras e ofereceram todo o suporte, como assistência ventilatória e cardiovascular, para a captação dos rins e córneas.

Em ambos os casos, o acolhimento das famílias foi realizado pela equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, que acompanhou todo o processo e forneceu informações.

Segundo a coordenadora da UTI Adulto do HRJR, Rosianne Reis, é fundamental a comunicação humanizada com a família do paciente que sofreu morte encefálica. “É um momento difícil para a família, por isso a equipe precisa estabelecer assistência acolhedora, empatia e confiança para o momento da comunicação do óbito, de forma técnica e humanizada, esclarecendo dúvidas e preparando a abordagem da equipe de transplante”, explica.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito