HRJR realiza programação alusiva ao Outubro Rosa

22 de outubro de 2021

Por Agenilson Santana

No mês dedicado à conscientização para o controle do câncer de mama e de colo do útero, o Hospital Regional Jorge Rossmann promoveu programação especial voltada para alertar colaboradores e pacientes quanto à prevenção e diagnóstico precoce da doença.

No dia 18, a médica ginecologista Lorena Resende falou sobre a importância do exame citopatológico na prevenção do câncer. Nos dias 19 e 20, a advogada e chefe de gabinete do HRJR, Dra. Juciene Timóteo, apresentou dinâmicas e abordou os temas burnout, feminicídio, comunicação não violenta e a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na área da Saúde.

Nas rodas de conversa com as puérperas e acompanhantes do Alojamento Conjunto foram abordados os temas: Principais Tipos de Câncer de Mama; Cirurgia Moderna e Meios de Diagnósticos; Direitos Garantidos para a Mulher; e Amamentação Como Prevenção ao Câncer de Mama.

Promovidas pela Comissão de Humanização e setor de Educação Permanente do HRJR, as ações contaram com o apoio das profissionais da Maternidade, que prepararam uma lembrança para os participantes e também dos alunos e professores da Etec, ressaltando a importância da prevenção e dos direitos ao atendimento e suporte emocional para o tratamento de qualidade.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar o bebê o máximo de tempo possível, não fumar e evitar o tabagismo passivo.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito