Trabalho sobre assistência à saúde indígena é destaque em Fórum de Humanização

6 de novembro de 2018

Por Agenilson Santana

Atenção e respeito à diversidade cultural na assistência à saúde indígena no Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém, foi o tema do trabalho apresentado pela Comissão de Humanização do HRJR no Fórum de Humanização da Baixada Santista, realizado no dia 31 de outubro, na Santa Casa de Santos.

Organizado pelo Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV), com apoio do Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o Fórum reuniu os principais trabalhos desenvolvidos nas unidades de saúde da região, com o objetivo de disseminar ações de humanização na saúde e possibilitar a troca de conhecimentos entre os participantes.

Ao todo, 14 relatos de experiências foram expostos em formato de banner e quatro escolhidos para apresentação oral, dentre eles, o trabalho realizado no HRJR, que visa compreender e propor solução às particularidades culturais da comunidade indígena dos polos base de Mongaguá e Peruíbe, como a adaptação do cardápio das gestantes e puérperas, horário livre de visita, protocolo de entrega da placenta e alinhamento para criação de banco de leite e banco de sangue indígena.

Segundo a presidente da Comissão de Humanização do HRJR, Mariana Montenegro Bertolino, o trabalho foi idealizado após um longo processo de discussão entre a equipe do HRJR, articuladores da Saúde Indígena do DRS-IV e Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre as experiências indígenas no âmbito hospitalar. “Nossa equipe visitou a aldeia e recebemos no Hospital a visita dos caciques, todo esse envolvimento foi importante para a troca de saberes, resultando na criação de um novo modelo de assistência para atender às especificidades geográficas e culturais dos indígenas”.

A psicóloga Andréa Arcos, integrante da Comissão de Humanização do HRJR, participou do Fórum e, encantada com a ênfase da política pública de humanização à assistência integral ao usuário SUS, ressaltou a importância do evento. “Foi empolgante conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas através da experimentação e produção de saberes de todos os envolvidos na assistência direta ao usuário, que atravessa barreiras com ações simples e sem a necessidade de grandes investimentos financeiros, transformando resultados e vidas”.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito