2º Simulado de Incêndio e Abandono de Área é realizado no HRLN
15 de dezembro de 2023
Ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militares do Litoral Norte
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França, realizou na tarde do dia 13 o segundo simulado de incêndio e abandono de área, que teve como objetivo capacitar os colaboradores de como atuar diante de uma situação de emergência, e garantir a segurança dos pacientes e seus acompanhantes.
De forma a tranquilizar os pacientes e acompanhantes, momentos antes das atividades dentro da unidade foi anunciado através do aviso sonoro que haveria um simulado de emergência e que se tratava de um treinamento de prevenção. O simulado deu início através do acionamento do alarme com um princípio de fogo falso no 5º andar, no micro-ondas dentro da copa na UTI. Os bombeiros da unidade coordenaram todo o processo, direcionando os brigadistas e as pessoas para o ponto de encontro, local seguro na frente do prédio da oncologia e sendo suporte para os bombeiros militares.
Durante o simulado as ações foram cronometradas e acompanhadas por avaliadores, que verificaram como os envolvidos procederam durante as atividades e se a evacuação atendeu aos requisitos legais. Para o técnico de segurança do trabalho, Lúcio Alves de Oliveira, o resultado foi extremamente positivo, segundo ele ‘‘nossa parceria com o Corpo de Bombeiros é essencial, para o aprimoramento de nossas ações em caso de emergência. Recebemos elogios pelo posicionamento e maturidade de nossa equipe de Brigada de Incêndio e os bombeiros do hospital”. Foram feitas algumas observações, todas válidas para melhoria, explica.
O coordenador da engenharia, Gabriel Santana destacou a importância desses treinamentos de capacitação para momentos de emergência, segundo ele o simulado serve para que ‘‘numa situação real as equipes possam a reconhecer quais decisões devem ser tomadas’’.
As atividades que envolveram o simulado foram coordenadas pelos bombeiros do HRLN, responsáveis pelos treinamentos mensais da brigada e em conjunto com a equipe da Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT e da Engenharia. Contou também com o apoio da 1ª Tenente Érica Ramalho de Macedo e sua equipe do Corpo de Bombeiros Militares da cidade. Participaram ao todo 116 colaboradores, que se passaram por pacientes em procedimento cirúrgico ou com outras lesões.
Compartilhar