Tags

Alimentação com amor: “Comfort food” ajuda pacientes no HRLN

22 de maio de 2020

Por Thaís Almeida

Quem não gosta de se alimentar de refeições que trazem boasmemórias, como o bolo da vó, a sopa da mãe, etc.? É esse sentimento, que pormeio do ‘‘Comfort food’’, a equipe de Nutrição do Hospital Regional do LitoralNorte, gerenciado pelo ISG em Caraguá, está motivando em alguns pacientes emtratamento de Covid-19.

“Comfort Food é a comida que traz o conforto psicoemocional.Através de uma análise minuciosa das nossas nutricionistas clínicas conseguimosidentificar gostos e predileções dos pacientes, e assim oferecemos uma refeiçãoque gere esse sentimento. Eles conseguem se alimentar bem e alcançam umamelhora clínica geral”, explicou Glaucia Cristina Conzo, Coordenadora da equipede Nutrição do HRLN.

Segundo a nutricionista, o novo coronavírus pode fazer comque certos pacientes tenham dificuldade em sentir sabores e odores, e por issotrazer refeições que remetam a momentos de carinho é fundamental, principalmentedevido ao isolamento. “Aqui no Hospital, em conversa com uma paciente,descobrimos que ela gostava de sopa de fubá com ovo – um prato que a sua mãecostumava fazer. Seguindo toda a dieta que já tínhamos desenvolvido, incluímosessa refeição para a paciente, e neste dia ela conseguiu comer uma cumbucacheia, o que até então não estava fazendo. Um prato simples, mas que possuíauma memória afetiva fez toda a diferença”, explicou Kesia Cruz que compõe o timede nutricionistas do HRLN com Fernanda Northfleet e Sirlândia dos Santos.

Bolos caseiros, chás e outras alimentações significativas jáfizeram a alegria de alguns pacientes do Hospital nos últimos dias. Afinal,mais do que nutrir fisicamente, o trabalho da equipe de Nutrição do HRLN, emconjunto com toda equipe multidisciplinar, é voltado para salvar vidas, comafeto e humanização.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito