Tags

Atendimento ampliado: HR do Litoral Norte passa a oferecer 100 leitos para Covid-19

5 de abril de 2021

Por Thaís Almeida

O Hospital Regional do Litoral Norte, gerenciado pelo Instituto Sócrates Guanaes, é hoje referência no atendimento da doença em toda região 

O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) ampliará a partir desta segunda-feira o número de leitos destinados ao tratamento da Covid-19. O aumento será de 30 leitos e ocorrerá de forma gradativa nas próximas duas semanas na ala da Enfermaria da unidade, que passará a oferecer 60 leitos.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRLN também foi ampliada recentemente. Em março, a UTI expandiu o atendimento de 30 para 40 leitos (sua capacidade máxima nesta especialidade). Com os novos leitos, a Hospital deixará à disposição da população 100 leitos exclusivos para atendimento da Covid-19.

A ampliação dos leitos segue as orientações da Secretaria de Estado da Saúde e tem o objetivo de garantir a retaguarda para a região em decorrência do aumento do número de casos do novo coronavírus.

“Sabemos que a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Contingência do novo coronavírus monitoram ininterruptamente o cenário epidemiológico da Covid-19 em todo o território para planejamento de medidas para salvar vidas e proporcionar um atendimento igualitário. É notório que a pandemia avançou e com isso a determinação da ampliação do número de leitos se fez necessária. É importante lembrar que há um ano estamos enfrentando essa pandemia, e agora estamos prontos para continuar atuando com ainda mais leitos”, comentou o diretor executivo do HRLN Gustavo Cursino.

Para tornar possível a expansão no atendimento (com compra de insumos e medicamentos), a abertura e manutenção dos novos leitos, o Hospital receberá do Governo do Estado de SP uma verba adicional de R$ 2.000.000 (dois milhões de reais) por mês e precisou ainda realizar a contratação 136 profissionais – contando hoje com mais de 500 trabalhadores.

O Hospital Regional do Litoral Norte é regulado pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), atendendo apenas pacientes transferidos de outras unidades, com serviço 100% gratuito.

O Hospital

O HRLN é um serviço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, gerido em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes, que atua como referência para as cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Aberto antecipadamente em março do ano passado para dar suporte para a região durante a pandemia, em um ano de funcionamento o HRLN contabiliza o atendimento de 573 pacientes suspeitos ou confirmados Covid-19, com 358 altas, 16 transferências e 141 óbitos (números atualizados até 02/04/2021). Lembrando que hoje, a unidade está com 58 pacientes internados – 38 na UTI e 20 na Enfermaria.

Desde setembro de 2020, a unidade ainda oferece, também via CROSS, os seguintes exames para a região: ecocardiograma transtorácico, por estresse e transesofágico, endoscopia (digestiva alta), holter, mamografia, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), ressonância, tomografia e ultrassonografia. O Hospital já realizou mais de 50.000 exames laboratoriais para pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19, e mais de 5.000 exames de imagem de média e alta complexidade para pacientes e também para moradores das cidades da região, reduzindo filas de espera.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito