Tags

Capacitando pessoas e salvando vidas: HRLN promove treinamento sobre hemodiálise

30 de julho de 2020

Como Hospitalreferência da Covid-19, a capacitação do HRLN abordou ainda a importância dacontinuação da hemodiálise em pacientes com a doença que precisam desteatendimento

Por Thaís Almeida

“O ensino e a pesquisa são ferramentas essenciais para aeficiência do processo”, seguindo este valor do Instituto Sócrates Guanaes e naluta contra o novo coronavírus, o Hospital Regional do Litoral Norte promoveu nestasemana mais um treinamento, desta vez sobre hemodiálise – ministrado pela enfermeira Fernanda Drumond.

A capacitação, que contou com a participação de mais de 70profissionais da equipe multidisciplinar, teve como objetivo entender ahemodiálise como um tratamento que vai além do trabalho de uma máquina, mascomo uma terapia renal – muitas vezes fundamental para o bem-estar de pacientesinternados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Como uma unidade de referênciana região para Covid-19, o treinamento do HRLN abordou ainda a importância dacontinuação da hemodiálise em pacientes com a doença que precisam desteatendimento – lembrando que atualmente o HRLN realiza hemodiálise nesses casos.

 “Poucos técnicos de enfermagem têm contato comhemodiálise. Com a iniciativa nos aproximamos mais dessa área. Inclusiveserviu para tirar várias dúvidas e até me instigou a querer estudar mais sobreo assunto”, comentou a técnica de enfermagem do bloco Emergencial, ElianeOliveira.

A abertura do curso para diversos profissionais da equipemultidisciplinar permitiu ainda que especialistas fora da área médicaaprimorassem seus protocolos de atendimento.  “A palestrante conseguiu apresentar para nósda equipe multidisciplinar quem é esse paciente e o que originou a necessidadedeste tratamento. Algo que é muito importante sabermos, assim podemosdesenvolver a abordagem dele e da família de uma forma muito mais preparada”,explicou a assistente social, Bianca Sartori.

O treinamento ocorreu em três dias, em sete horários (para atender plantões diurnos e noturnos), no auditório do Hospital – um amploespaço, no qual os profissionais com máscaras puderam manter a distâncianecessária uns dos outros para se desenvolverem com segurança e saúde.

Treinamentos

O HRLN já promoveu recentemente diversos cursos comabordagem relacionada ao novo coronavírus, como treinamentos sobre: “AtendimentoInicial ao Paciente Grave”, “Utilização de aparelho de anestesia como ventiladormecânico”, “Abordagem sistemática das vias aéreas em paciente comCovid-19”, entre outros.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito