Tags

Colaboradores do HRLN com Covid agradecem apoio e acolhimento

14 de agosto de 2020

Por Thaís Almeida

Unidade cria fluxo deacompanhamento do profissional da saúde que se torna paciente para garantirsegurança e conforto aos trabalhadores da linha de frente contra o novocoronavírus

O Hospital Regional do LitoralNorte está promovendo um trabalho especial de apoio e acolhimento para colaboradoresafastados com Covid-19, seguindo a política do Instituto Sócrates Guanaes, ecomo forma de agradecimento vem recebendo elogios da sua própria equipe.

“…. Ao longo dos meus 35 anos na área da saúde passei por váriassituações consideradas graves no Brasil, o avanço da AIDS e o desenvolvimentodos coquetéis antivirais, o H1N1 e as vacinas para Influenza, as evoluções dasbactérias e vírus e as evoluções dos antibióticos. Enfim, a área da saúdesempre foi um exemplo de resiliência, evoluímos na humanização, sempre noscolocando no lugar do próximo. Sempre soubemos que sob nossos cuidados estava oamor de alguém. Com o avanço da Covid-19, a saúde ficou em evidência, e oprofissional em destaque. Eu que sempre cuidei, mas passei de profissional da saúdepara paciente. A doença é real, meu corpo doía como se estivesse quebrado emmil pedacinhos, a febre me tirava o ânimo para me alimentar, afinal meu paladar já não era o mesmo e o medo do desconhecido assustava. Neste momento, você querser amparada, acariciada, cuidada, e neste contexto a equipe do HospitalRegional de Caraguatatuba deu um show! Assim que apresentei os primeirossintomas fui acolhida, me direcionaram como deveria proceder. Tive em 24 horasum atendimento de ponta e uma assistência especializada. Mas o melhor de tudoforam todas as mensagens recebidas dos colegas de trabalho, se pondo àdisposição para conversar a qualquer momento que eu quisesse, gratidão por cadamensagem, preocupação e cuidado. Essefoi o grande diferencial, gentileza gera gentileza, amor gera amor, carinho erespeito – que geram bons seres humanos, por consequência, bons profissionais.Acho que a grande lição que a Covid-19 deixa é o exercício da empatia e daresiliência. Gratidão ao HRLN, gratidão ao ISG, nós vencemos”, escreveu aenfermeira Rosemeire da Internação do HRLN, em mensagem enviada ao setor deComunicação da unidade. Rose ficou afastada por 14 dias em decorrência dadoença e retornou nesta semana.

Desde maio deste ano, o HospitalRegional do Litoral Norte promove a aferição da febre de todos os colaboradoresnas entradas dos plantões. Na ocasião, eles ainda são questionados se possuemsintomas da doença. Todos os funcionários com sintomas são encaminhados para oambulatório de acolhimento do colaborador, onde recebem toda assistência médicanecessária.

“Quando um profissional é afastado por Covid-19 (em casos em que ainternação não seja necessária) ligamos para ele todos os dias, para sabermosse teve febre, se o quadro evoluiu e para estar ali lado a lado com ele. Esse éum trabalho desenvolvido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurançae em Medicina do Trabalho do HRLN”, explicou o diretor executivo GustavoCursino.

Até esta semana, o Ambulatório deAcolhimento do Colaborador do HRLN realizou mais de 200 atendimentos e 29funcionários foram afastados por diagnóstico confirmado de Covid-19.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito