Tags

Consciência e cuidado com a natureza: Tucano é resgatado por equipes do HRLN

9 de março de 2021

Por Thaís Almeida

Ter responsabilidade ambiental em uma região que abrange o ecossistema da Mata Atlântica, com fauna e flora diversas, requer cuidados diários das equipes do Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba. Alguns desses trabalhos são: zelar por mais de 200 espécies de árvores e plantas nativas existentes na unidade, garantir o funcionamento dos sistemas de reaproveitamento de água da chuva e captação de calor solar, por exemplo.

Entretanto, no último sábado, dia 06/03, os profissionais do HRLN reforçaram o compromisso da unidade com o meio ambiente com um episódio diferente: as equipes resgataram um tucano.

“Alguns colaboradores visualizaram a ave e me acionaram. Com todo cuidado chequei que o animal estava meio tonto, o mantive isolado e chamei a Polícia Ambiental. Os policiais o levaram para um veterinário para verificar se estava machucado. E caso estivesse bem, em seguida ele seria solto no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba”, comentou o bombeiro civil do HRLN Carlos Eduardo de Jesus Barreto, reforçando que no caso de qualquer resgate de animal silvestre a Polícia Ambiental deve ser acionada, para que ninguém se machuque e a integridade do animal seja mantida.

Ocorrências como essa são comuns em edificações próximas de áreas com natureza preservada como é o caso do Litoral Norte, e nessas ocasiões a consciência e o respeito ao meio ambiente são determinantes para um final feliz como aconteceu no HRLN.

Amigo do Meio Ambiente

O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) recebeu no final do ano passado o prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA) pelo projeto de operação e manutenção do sistema de aproveitamento de água de chuva, que conseguiu desde a implantação reduzir em 49% o consumo na unidade e gerar uma economia acumulada de cerca de 813 mil litros de água.

O Prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA) foi criado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária em parceria com o projeto Hospitais Saudáveis, e tem como objetivo estimular iniciativas sustentáveis no âmbito do SUS em todo o Brasil. Entre os 84 projetos inscritos em 2020, 15 foram premiados, entre eles o projeto desenvolvido e executado pelo Hospital Regional do Litoral Norte, gerenciado pelo Instituto Sócrates Guanaes.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito