Tags

Conscientização: HRLN promove ações para incentivar a prevenção do câncer de próstata

19 de novembro de 2020

Por Thaís Almeida

Muitos preconceitos, tabus e hábitos culturais fazem com que alguns homens deixem de lado o cuidado com a sua própria saúde e não realizem os exames preventivos do câncer de próstata – o toque e o PSA. Para conscientizar as suas equipes da importância dessas ações, o HRLN promoveu nesta semana dois momentos de orientação.

O primeiro ocorreu nesta terça-feira, dia 16, quando o urologista Dr. Gustavo Alvim ministrou uma palestra no auditório da unidade para colaboradores e terceiros.

“A gente sabe que o homem tem um pouco de receio de se cuidar, e o mês de novembro é justamente para dar esse incentivo. É necessário que todos entendam a importância de se ir ao urologista, não apenas se estiver com sintomas, pois quando há sintomas o câncer ou qualquer outra doença pode já estar em fase avançada. O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta em 90% as chances de cura. E a realização do exame de toque junto com o PSA faz elevar em 95% a chance de se ter um diagnóstico mais preciso – os dois são exames fundamentais e precisam ser feitos”, lembrou o médico, que ainda explicou que a realização de tais exames deve ser feita anualmente por homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (a raça negra, a obesidade e o histórico familiar de parentes de primeiro grau), e a partir de 50 anos para população geral.

“Achei interessante a palestra, porque acaba tirando dúvidas da gente, tira alguns preconceitos que nós temos em mente, e aprendemos as informações corretas. Para mim foi bem produtivo, mesmo tendo 40 anos e ainda não tendo feito os exames preventivos”, comentou Edgard Oliveira, Supervisor de Patrimônio do HRLN.

Além da palestra, enfermeiros da unidade participaram do Diálogo de Segurança do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), na manhã nesta quinta-feira (dia 18) para orientar e tirar dúvidas sobre a saúde do homem. Na ocasião, os profissionais responderam algumas perguntas deixadas anonimamente por colaboradores em uma urna que ficou por dois dias na entrada dos funcionários.

Todas essas iniciativas fazem parte da cultura do Instituto Sócrates Guanaes, de cuidar de quem cuida, oferecendo apoio, orientações e tudo o que for necessário para o bem-estar e a saúde de suas equipes.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito