Tags

Profissionais da assistência do HRLN são capacitados em Cuidados Paliativos

17 de janeiro de 2023

Diante de uma doença incurável ou de um prognóstico ruim, é possível ter esperança e conforto. Aliviar o sofrimento humano, ter uma visão mais ampla do paciente, bem como tratar de conhecer não somente a doença e sim cuidar da pessoa como indivíduo, focar nas suas necessidades e não somente no seu diagnóstico, foram os princípios apresentados à equipe assistencial do HRLN pelo Grupo de Cuidados Paliativos.

A capacitação foi conduzida pelo médico intensivista da unidade e membro do grupo de Cuidados Paliativos Dr. Renato Buono, o qual já mantém o foco no cuidado do sofrimento humano durante sua atuação nas unidades de terapias intensivas e atualmente é profissional importante na integração entre as equipes assistentes com o grupo de cuidados paliativos. Também estiveram presentes profissionais do setor psicossocial, cuja equipe compõe o alicerce para efetiva abordagem multiprofissional na construção do cuidado integral em saúde.

Segundo a coordenadora do serviço psicossocial Eliana Galano, “essa equipe é mais um diferencial no cuidado integrado aos pacientes que são assistidos pelo nosso hospital… São olhares desses  profissionais de diversas áreas, cujo foco é o bem-estar físico, emocional, social e espiritual aos indivíduos, familiares e cuidadores que enfrentam sofrimentos importantes devido a doenças graves”.

Para a médica coordenadora desse grupo, Ingrid Heise Araújo Gaspar, “o serviço especializado em Cuidados Paliativos do HRLN é uma conquista importante para o hospital e para a população do Litoral Norte”. Atualmente os Cuidados Paliativos trata-se da vanguarda em relação ao cuidado integral do paciente e tem sido determinante nos cuidados em saúde e na promoção da qualidade de vida durante o processo de doença.

Dessa forma, a sensibilização da equipe multiprofissional é fundamental para atuação em cuidado paliativo primário, que pode ser realizado por qualquer profissional de saúde. Essa conscientização é tão importante quanto para atuação do grupo especializado de Cuidados Paliativos do HRLN, o que permitirá um tratamento completo, diferenciado e humanizado aos pacientes do Litoral Norte com doença ativa e avançada.

No HRLN, a equipe de Cuidados Paliativos é composta por 02 médicos, 02 psicólogos, 01 enfermeiro, além de contar com o apoio das equipes multiprofissionais de farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistente social.

As reuniões de divulgação do grupo ocorreram durante a primeira quinzena de janeiro e reuniram cerca de 100 colaboradores, foram realizadas no auditório e nas salas de conforto multi internação 1º andar e UTIs.

A definição dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1990 e atualizada em 2002 é de que os “cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma condição que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito