Tags

Empatia e aprendizado: Lideranças do HRLN participam de treinamento sobre inclusão

20 de janeiro de 2022

Por Thaís Almeida

“O Hospital Regional do Litoral Norte foi o meu 1º emprego após o acidente que me deixou paraplégico (fato que ocorreu há cerca de 12 anos). Ficava muito preso em casa e mesmo com faculdade, formado em Gestão Empresarial, era difícil, fiz algumas entrevistas, mas acabaram não dando certo, também pela questão de acessibilidade ao local.  O Instituto Sócrates Guanaes me abriu as portas e trabalhar aqui me faz bem, mostrou para mim que sou capaz”, comentou Alex Sandro Ribeiro Santos, auxiliar administrativo do HRLN.

Para fazer com que depoimentos como do Alex sejam cada vez mais comuns na nossa sociedade, o Instituto Sócrates Guanaes lançou recentemente um processo seletivo exclusivo para pessoas com deficiência em diversas unidades (clique aqui e saiba mais). E como parte deste trabalho, na tarde do dia 19 de janeiro, o setor de Gestão de Gente iniciou um treinamento sobre inclusão para toda a liderança do Hospital Regional do Litoral Norte.

“Nosso objetivo é promover uma reflexão e aprendermos juntos como podemos promover a inclusão no nosso ambiente de trabalho. É comum rotularmos as pessoas, sem ao menos conhecê-las ou até mesmo saber da sua capacidade. O que queremos é que todos reflitam e vejam como temos a oportunidade de aprendermos com a diversidade, com a empatia e a inclusão”, explicou Joyce Ralline, analista de Gestão de Gente que ministrou o treinamento no auditório do HRLN, e que em breve também promoverá a mesma capacitação em outras unidades do ISG.

Durante o treinamento, conceitos como os tipos de deficiência existentes foram abordados, bem como uma dinâmica reflexiva sobre os termos relacionados a PCDs foi aplicada, para que os líderes pudessem expressar quais seus sentimentos e vivências sobre as palavras: inclusão, acessibilidade, empatia, etc.

“Eu achei o treinamento de extrema importância, não só para conhecermos as necessidades deste futuro colaborador, mas também por saber que o HRLN tem como objetivo propiciar o acesso a oportunidades de trabalho, principalmente porque esse público convive com situações diárias de preconceito e exclusão”, ressaltou a coordenadora administrativa do HRLN, Sheila Azevedo Lugaresi.

“Sabemos que temos muito o que evoluir como sociedade neste tema. E queremos que a nossa unidade seja um ambiente mais justo, com equidade e empatia tanto para os pacientes quanto para os colaboradores, então precisamos nos esforçar dia a dia. Treinamentos como este são fundamentais para abordarmos o tema e tornar ele cada vez mais próximo dos nossos colaboradores”, concluiu Gustavo Cursino, Diretor Executivo do HRLN.

O processo seletivo exclusivo para PCDs do HRLN contou com 35 candidatos, que entregaram suas documentações e se colocaram à disposição dos cargos,  recentemente o Gestão de Gente divulgou o resultado da seleção – confira aqui.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito