Tags

Empatia no tratamento da Covid-19 no HLRN

13 de agosto de 2020

Por Thaís Almeida

Ações de humanização emambiente hospitalar fazem parte da cultura do Instituto Sócrates Guanaes, quehoje gerencia o Hospital Regional do Litoral Norte em Caraguatatuba

Para proporcionar acolhimento ao paciente e proximidade comtoda equipe assistencial, o Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN)desenvolveu um formulário de identificação humanizada do paciente, chamado“Quem eu sou”.

“Elaboramos um formulário com campos como: ‘Nome que prefereser chamado’, ‘Palavra que me representa’, ‘Gosto de’, ‘O que é sagrado paramim’, ‘Família’, ‘Nomes dos pets’, ‘Hobby’, ‘Amor da vida do (a)’, entreoutros. A equipe Psicossocial preenche esse formulário em conversa com o própriopaciente e seus familiares, e assim cada identificação humanizada fica noleito, disponível para toda equipe manter um diálogo mais próximo,proporcionando bem-estar emocional que ajuda muito em todo o quadro clínico”,comentou a psicóloga Valéria Oliveira, Coordenadora Psicossocial do HRLN.

O objetivo do formulário, implantado neste mês, é ajudar pacientesinternados com Covid-19 a organizarem suas funções cognitivas e se fortalecerememocionalmente – já que devido ao isolamento social, à doença e inclusive aosmedicamentos acabam abalados neurologicamente.

 “O formulário ajudoua criar vínculo com o paciente. Recentemente, em conversa com uma paciente paracolher informações para o formulário, ela até se emocionou falando os nomes doscachorros. São informações que fazem com que o paciente se sinta valorizado. Ea partir deste formulário, hoje toda a nossa equipe se refere a essa pacientepelo apelido que ela gosta, algo que traz muita aproximação”, explicou BiancaSartori, Assistente Social do HRLN.

Atualmente, o HRLN está totalmente voltado para atendimentosde casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. E como forma de tornar otratamento desta doença mais empático, o Hospital promove diariamente diversaspolíticas de humanização, como: chamadas de vídeo entre pacientes e familiares,comemorações de aniversário para pacientes isolados, e uso de área aberta naUTI com vista para o mar – onde os pacientes conseguem sentir o vento no rosto,ver o mar, perceber se é dia ou noite, e ativar sentidos e emoções importantesna luta contra o vírus.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito