Tags

Governador em exercício anuncia ampliação dos serviços oferecidos pelo Hospital Regional do Litoral Norte

22 de dezembro de 2021

Por Thaís Almeida

Unidade, gerenciada pelo Instituto Sócrates Guanaes, estará com toda sua estrutura (228 leitos) 100% em funcionamento em 2022

Com o avanço da vacinação e a queda do número de pacientes da Covid-19, o Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) ampliará os serviços oferecidos para a população da região a partir de janeiro. O anúncio oficial da expansão dos atendimentos do HRLN foi realizado na manhã desta quarta-feira, 22, pelo governador em exercício, Rodrigo Garcia, durante evento de abertura da “Operação Verão” da Polícia Militar, na praça da Cultura, em Caraguatatuba.

“Acabei de vir de Ubatuba e lá recebi elogios do atendimento do Hospital Regional do Litoral Norte. O Hospital foi aberto no meio da pandemia e foi fundamental para que cuidássemos de vidas, combatendo a Covid. Ele é e vai ser cada vez mais fundamental para a saúde do Litoral Norte. Hoje, estamos anunciando o início da radioterapia, lembrando que a Oncologia começou em setembro (com quimioterapia e atendimentos, e agora terá radioterapia também). E além disso, fico feliz em ver o Dr. André Guanaes (Fundador e Diretor-Presidente do ISG) aqui, porque estamos autorizando agora para que ele possa, em um crescente, colocar o Hospital para funcionar 100% para atender a nossa população”, explicou o Rodrigo Garcia durante discurso, lembrando que a abertura de todos os setores do HRLN ocorrerá de forma faseada – partindo de 70 leitos até chegar a sua totalidade, mais de 200 leitos, além de cirurgias, atendimentos ambulatoriais, etc.

Estiveram presentes no evento: o Fundador e Diretor-Presidente do Instituto Sócrates Guanaes, Dr. André Guanaes, o Diretor Técnico do ISG, Dr. Marco Aurélio Magalhães, a Diretora Técnica do HRLN, Dra. Fernanda Dalprat, e o Diretor Executivo doHRLN Gustavo Cursino, além de autoridades locais – prefeito de Caraguatatuba Aguilar Júnior, secretários municipais e vereadores.

“Fiquei muito feliz em ver o anúncio da abertura plena do Hospital. Estar aqui neste momento e junto com a equipe do Hospital é um momento de muita alegria”, comentou Dr. André Guanaes.

Entenda o que vai mudar no HRLN

Com a expansão que se inicia em janeiro, a unidade passará a ter duas salas de Hospital Dia, uma de centro cirúrgico, uma sala vermelha (com leitos de urgência e emergência), 8 leitos de observação e ofertará 768 consultas médicas/ mês (que serão realizadas em 5 consultórios).

Além desses serviços novos, o HRLN também ampliará os atendimentos já realizados. De 40 leitos de Enfermaria disponíveis hoje (sendo 15 para Covid-19), a unidade saltará em janeiro para 73 leitos (sendo 15 exclusivos para Covid-19, 48 clínicos e 10 cirúrgicos). Já a UTI, permanecerá com 30 leitos adulto (sendo 10 para Covid-19), entretanto a partir de março terá 10 leitos UTI pediátrica.

Os serviços de exames externos, disponíveis desde setembro de 2020, serão mantidos, com média de cerca de 400 exames/mês de alta e média complexidade, entre eles: ecocardiograma transtorácico, por estresse e transesofágico, endoscopia (digestiva alta), holter, mamografia, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), ressonância, tomografia e ultrassonografia.

O setor de oncologia do HRLN, que iniciou suas atividades em setembro deste ano, também será expandido. Hoje, a unidade oferece consultas médicas e não médicas (psicólogos, nutricionistas, etc.) para pacientes com câncer de mama e de próstata, além de cerca de 200 sessões de quimioterapia. Entretanto, a partir de janeiro o Hospital atenderá outros tipos de cânceres e ofertará 250 sessões de quimioterapia e mais de 1.000 de radioterapia por mês.

“O escopo do nosso Hospital foi alterado com a pandemia da Covid-19. Abrimos antecipadamente em março de 2020 para darmos retaguarda para a região, chegamos a ficar com 100 leitos exclusivos para a Covid-19, e com 100% de ocupação. Entretanto, com a vacinação este cenário melhorou e seguindo as determinações da Secretaria de Estado da Saúde, que monitora constantemente a pandemia, a partir de janeiro vamos ampliar o atendimento para outras patologias e procedimentos. Estamos prontos para poder oferecer para a região um atendimento humanizado e eficaz”, explicou a médica e Diretora Técnica do HRLN, Fernanda Dalprat, lembrando que em novembro deste ano já foram abertos leitos para outras patologias além da Covid-19.

“Agora nosso Hospital seguirá o plano inicial que estava previsto antes da pandemia. Mesmo mantendo todos os cuidados necessários, começaremos a abertura faseada de todas as áreas. Por exemplo, iniciaremos em janeiro com uma sala de cirurgia, e em maio teremos seis – a previsão é ofertar para a região 8.476 cirurgias em 2022! Enfim, será um ganho imenso para a população caiçara”, comemorou Gustavo Cursino, Diretor Executivo do HRLN.

O Hospital

O Hospital Regional do Litoral Norte, gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes, é um serviço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, construído para ser referência em média e alta complexidade na saúde pública para a população da região do litoral norte paulista. Dá cobertura a quatro municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Trata-se de uma unidade de porta referenciada regulada pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), com atendimento 100% gratuito e exclusivo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde a sua abertura, em março de 2020, até dezembro de 2021, o HRLN já realizou 6.211 exames de imagem, ajudando a diminuir as filas da região, e também registrou 1.814 internações.

O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é gestor das atividades assistenciais e administrativas do hospital, que conta com seis pavimentos, 10 consultórios e 228 leitos* para atendimentos de emergência, centro cirúrgico, UTI, hospital dia, internação e exames em diversas especialidades médicas.

*228 leitos, sendo 40 leitos de UTI, 146 leitos de internação, 15 de hospital dia, 7 de observação RPA, 16 leitos de observação adulta, 2 leitos de observação pediátrica e 2 de isolamento no Pronto-Socorro.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito