Tags

Hospital do Litoral Norte oferece novos exames

14 de outubro de 2020

Por Thaís Almeida

Serviço de Apoio àDiagnose e Terapia (SADT) do Hospital começou a funcionar em setembro deste ano

A partir do dia 20 de outubro, o Hospital Regional doLitoral Norte, gerenciado pelo Instituto Sócrates Guanaes, oferecerá tambémexames de ecocardiograma sob estresse farmacológico e ecocardiograma transesofágico.

“Essesdois exames são muito importantes para o diagnóstico médico, são de altacomplexidade e vão ajudar muito a população da região. O eco sob estresse é umexame de ultrassom do coração, associado ao uso de medicamento, que possibilita visualizar a contração do coração em repouso e emesforço máximo, semelhante ao exame em esteira ergométrica. O eco sob estresseé voltado mais especificamente para pacientes que não conseguem fazer o testeda esteira e exige o trabalho de um enfermeiro, um técnico e um médicocardiologista. Já o transesofágico é um método ultrassonográfico desenvolvidopor meio da introdução de sonda no esôfago, após anestesia, que permite obterinformações sobre alterações estruturais e/ou funcionais do coração. Para esse procedimentoé necessário o acompanhamento de um cardiologista, de um anestesista e de uma equipede enfermagem”, explicou o enfermeiro Marcelo Santos, Coordenador doBloco Emergencial do HRLN.

Os dois exames vão complementar a lista de serviços jáoferecidos pelo HRLN – que no início de outubro começou a atender também examesde mamografia e ecocardiograma transtorácico, e que desde setembrodisponibiliza tomografia, ressonância magnética, ultrassom, endoscopia, holtere MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial).

Duranteo mês de outubro, o Hospital Regional do Litoral Norte deve fazer mais de milexames de média e alta complexidade para a região, são eles: 90 tomografias, 90ressonâncias magnéticas, 80 ultrassons, 60 endoscopias, 90 MAPA e holter, 420mamografias e cerca de 222 exames de ecocardiograma transtorácico, sob estressefarmacológico e transesofágico.

O Hospital

O Hospital Regional do LitoralNorte foi inaugurado em 30 de março deste ano para fortalecer a redeassistencial e auxiliar no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus naregião, sendo referência para as cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, SãoSebastião e Ilhabela. Atualmente, o Hospital continua com leitos voltadosexclusivamente para o atendimento de pacientes da Covid-19 – possuindo 20leitos de UTI e 10 de Enfermaria.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito