Tags

Hospital Regional do Litoral Norte cria grupo para apoiar famílias em luto devido à Covid-19

23 de setembro de 2020

Por Thaís Almeida

Disponibilizar escutae apoio durante o processo do luto é mais um dos projetos de humanização doHRLN, seguindo os valores do Instituto Sócrates Guanaes

Para oferecer todo acolhimentonecessário para as famílias de pacientes Covid-19 que vieram a óbito, oHospital Regional do Litoral Norte desenvolveu o grupo de apoio “Entre Lutos” erealizou no último dia 22/09 o primeiro encontro mensal entre familiares e a equipedo serviço psicossocial.

“O objetivo do grupo é facilitare compreender o enfrentamento do processo luto, através da escuta do relato e expressõesde sentimentos e experiências. O foco é a escuta, o acolhimento e o cuidado como sofrimento da pessoa enlutada”, explicou a psicóloga hospitalar ecoordenadora do Serviço Psicossocial do HRLN, Valéria Oliveira, que conduz asreuniões.

Os encontros acontecem em formade roda de conversa no auditório do Hospital, entre os familiares, que sãoconvidados pela equipe do HRLN via telefone, e um profissional da psicologia.“Fui acompanhar meu cunhado e gostei muito. Conseguimos interagir uns com osoutros, abordamos assuntos que muitas vezes não colocamos para fora e passambatido. Mas neste momento do encontro conseguimos falar”, comentou o irmão deuma paciente, que faleceu recentemente de Covid-19, e que participou dainiciativa.

A ação faz parte da política dehumanização do HRLN, gerenciado pelo Instituto Sócrates Guanaes, para comempatia oferecer todo suporte aos familiares que além da perda ainda se sentemabalados pelo isolamento social e pela dificuldade de se despedir do entequerido, devido à pandemia.

O número de participantes presenciaisdo grupo de apoio é limitado a no máximo 10 pessoas por encontro, devido ao protocolode distanciamento social da Covid- 19. Paramais informações sobre o grupo ou caso haja interesse em participar o telefonede contato é: (12) 3885-1479.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito