Tags

Hospital Regional do Litoral Norte passa a realizar cirurgia para troca de valva aórtica

22 de março de 2023

O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes, passou a realizar, em 2023, a cirurgia cardíaca para troca de valva aórtica, a principal artéria do organismo, que separa o coração da aorta. Recentemente, uma paciente de 74 anos foi submetida ao procedimento de alta complexidade com sucesso.

Segundo o cirurgião cardíaco do HRLN, Dr. Daniel Dantas, neste caso, foi efetuada a primeira troca valvar aórtica associada à revascularização com ponte de safena na unidade. “A paciente recebeu alta hospitalar no quarto dia de pós-operatório”, contou o especialista do hospital, cuja capacidade é para a realização de dez cirurgias deste tipo por mês.

Diversas doenças podem comprometer as valvas do coração, conhecidas também como válvulas cardíacas. A cirurgia é indicada quando há obstrução, ou seja, quando a válvula não está funcionando plenamente. Com isso, sugere-se um procedimento cirúrgico para substituição da valva por uma prótese valvar mecânica, uma técnica segura que permite o controle de todas as estruturas cardíacas.

A partir do oferecimento deste procedimento de alta complexidade, moradores das regiões do Litoral Norte de São Paulo não precisam mais se deslocar para outros municípios para realizar esse tipo de cirurgia. “Por se tratar de uma deficiência mecânica, o tratamento com remédios apenas alivia os sintomas, sendo a terapia definitiva a cirurgia de reparo ou troca de válvula por próteses”, explicou Dantas.

Desde a inauguração da equipe de cirurgia cardíaca da unidade, em agosto de 2022, já foram realizados mais de vinte procedimentos de alta complexidade, como revascularização do miocárdio e troca de valva aórtica.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito