Tags

Hospital Regional do Litoral Norte recebe equipamento para radioterapia

9 de abril de 2021

Por Thaís Almeida

Nesta terça-feira, dia 06/04, o Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) recebeu um aparelho fundamental para o funcionamento do prédio anexo voltado para o tratamento oncológico: um acelerador linear.

O equipamento de alta tecnologia emiti radiação utilizada no tratamento do câncer, e realiza o procedimento conhecido como radioterapia. O aparelho gera uma forma de radiação, através de corrente elétrica, e a direciona para a área que se deseja tratar.

“O modelo de acelerador que recebemos é da marca Elekta, 15MV, um equipamento extremamente moderno, avaliado em R$ 16 milhões de reais, com peso aproximado de 11 toneladas. Todo o processo para receber este aparelho no prédio anexo do HRLN exigiu o acompanhamento da equipe de engenharia clínica, patrimônio, técnica de segurança e de engenheiros da Empresa fornecedora do aparelho. É importante entender que a instalação mecânica deste aparelho levará 6 semanas e a parte de parametrização de sistemas tem programação de duração de mais 4 semanas ”, explicou a Coordenadora de Engenheira do HRLN, Bianca Chagas.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o Centro de Oncologia anexo ao HRLN será referência no tratamento de câncer na região do Litoral Norte. A construção do prédio dedicado exclusivamente à área oncológica foi finalizada em março de 2021, e a entrega oficial do prédio para o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), que hoje já gerencia o HRLN, aconteceu nesta quarta-feira, dia 07. Com isso, o ISG passará a zelar pela unidade (prédio e seus equipamentos), que deve iniciar suas atividades ainda neste ano.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito