Tags

HR do Litoral Norte amplia número de leitos de UTI para Covid-19

22 de janeiro de 2021

Por Thaís Almeida

A ampliação atende ao aumento na taxa de ocupação da UTI do Hospital, que passou da média de 55% em novembro de 2020 para 95% nos últimos dias

A partir deste mês, o Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) contará com mais 10 leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) para o tratamento de pacientes da Covid-19. Com o aumento, a unidade ficará com 30 leitos de UTI e 14 de enfermaria totalmente exclusivos para a doença.

A ampliação dos leitos segue as orientações da Secretaria de Estado da Saúde e tem o objetivo de garantir a retaguarda para as quatro cidades do Litoral Norte em decorrência do aumento do número de casos do novo coronavírus.

“Desde novembro, o Hospital registra um aumento na taxa de ocupação da UTI, que passou de uma média de 55% para 95% nos últimos dias. Por isso, para melhorar ainda mais a assistência dada para a região do Litoral Norte, a Secretaria Estadual disponibilizará a abertura de mais leitos para o enfrentamento da nova fase da pandemia. Além dos leitos, toda a estrutura hospitalar é também utilizada pela equipe clínica para oferecer o atendimento necessário aos pacientes suspeitos ou diagnosticados com a Covid-19”, explicou a diretora técnica Dra. Fernanda Dalprat, lembrando ainda que a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Contingência do novo coronavírus monitoram ininterruptamente o cenário epidemiológico da Covid-19 em todo o território para planejamento de medidas para fortalecimento do SUS em São Paulo, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário.

O Hospital Regional do Litoral Norte é regulado pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), atendendo apenas pacientes transferidos de outras unidades, com serviço 100% gratuito.

O Hospital

O HRLN é um serviço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, gerido em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes, que atua como referência para as cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Aberto antecipadamente em março do ano passado para dar suporte para a região durante a pandemia, o HRLN contabilizou 378 pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 atendidos em 2020.

Desde setembro de 2020, a unidade ainda oferece, também via CROSS, os seguintes exames para a região: ecocardiograma transtorácico, por estresse e transesofágico, endoscopia (digestiva alta), holter, mamografia, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), ressonância, tomografia e ultrassonografia. E somente no ano passado, realizou mais de 30.000 exames de imagens e laboratoriais para pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19, e 2.274 de média e alta complexidade oferecidos pelo setor de Apoio Diagnóstico Terapêutica (SADT) para as cidades da região, reduzindo filas de espera.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito