Tags

HRLN capacita mais de 80 profissionais em treinamento sobre avaliação de lesão por pressão

29 de junho de 2021

Por Thaís Almeida

Você sabe o que é lesão por pressão? São feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, geralmente acamadas ou com mobilidade reduzida.

Para evitar este tipo de patologia, o Hospital Regional do Litoral Norte promoveu na última semana um treinamento exclusivamente dedicado ao tema. Durante dois dias, 24 e 25/06, a enfermeira estomoterapeuta Mariana Ferreira palestrou no auditório da unidade para 82 pessoas (que foram divididas em duas turmas, para manter o distanciamento social).

“Foi muito bacana vir uma enfermeira de referência para dar este tipo de treinamento. Ela explicou bem detalhadamente até para quem não tem muita vivência em curativo, falou dos tipos de tecido que podem ser apresentados em uma lesão e quais as características dessa lesão. Conseguimos também aprender como avaliar bem criteriosamente qual estágio da lesão e como ela está evoluindo. A palestrante ainda falou sobre as medicações que usamos aqui no hospital, salientando qual é mais indicada em cada lesão, quais as ações das medicações e os seus efeitos. Enfim, foi muito educativo e muito dinâmico – usaram até peças para ilustrar os tipos de lesões”, comentou Andressa Moreira Pinheiro, enfermeira da UTI do HRLN.

“Já participei de treinamento de lesão por pressão várias vezes, mas é sempre muito importante estar se reciclando. Como nossos pacientes são Covid e podem estar com sonda e entubados, o que dificulta a mudança de decúbito, o desafio é maior ainda para evitar qualquer lesão por pressão”, a técnica de enfermagem, Amanda Farias.

Segundo o setor de Educação Continuada do HRLN, reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão é uma das seis metas internacionais de segurança do paciente – normas fundamentais para a eficiência e qualidade dos serviços oferecidos pelo Hospital.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito