Tags

HRLN inaugura aparelho de mamografia capaz de realizar até 800 exames por mês

26 de junho de 2020

Por Thaís Almeida

O Hospital Regional do Litoral Norte, gerenciado pelo ISG em Caraguatatuba, conta com um equipamento fundamental na luta contra o câncer de mama. Trata-se de um novo e tecnológico aparelho de mamografia totalmente digital, capaz de realizar até 800 exames por mês e com função articulada, ou seja, que permite girar em 180º, possibilitando que pessoas com movimentos limitados, como cadeirantes e mulheres em situação de maca consigam fazer o exame.

Mesmo com atendimentos voltados para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, o HRLN inaugurou o mamógrafo nesta quinta-feira, dia 25, com exames realizados em mais de 10 funcionárias – para testar a qualidade e a eficiência do aparelho, garantindo que o Hospital esteja com todos os equipamentos preparados para assim que puder iniciar outros atendimentos.

“Neste primeiro momento, como estamos atendendo apenas pacientes suspeitos ou diagnosticados com Covid-19, selecionamos algumas colaboradoras para realizar o exame com o objetivo de mostrar a eficiência do equipamento e fazer as regulagens necessárias”, explicou o enfermeiro Marcelo Santos, coordenador do Setor Emergencial do HRLN.

No novo equipamento, depois que é feito o exame, a imagem vai para um sistema e é laudada em um monitor de alta definição.

Mamografia

A mamografia digital é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X especial chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. O exame de mamografia tem como função principal detectar o câncer de mama ainda em fase inicial, para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doença são minimizados.

“No meu caso, estou com 44 anos, e tenho uma mamãe que já teve duas vezes câncer de mama e assim entendo a necessidade de realizar o exame anualmente para prevenção”, comentou Patrícia Silva, Coordenadora Administrativa, e uma das funcionárias selecionadas para realizar a mamografia.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito