Tags

HRLN inicia conceito paperless na assistência e reduz mais de 100 mil impressões/mês

11 de maio de 2021

Por Thaís Almeida

O conceito paperless vem do inglês e pode ser traduzido como “sem papel”. Em uma empresa aderir a essa política significa reduzir ao máximo a utilização de papel na rotina de trabalho, diminuindo impressões, utilizando assinaturas digitais em contratos e documentos legalmente importantes, etc.

Nesta semana, o Hospital Regional do Litoral Norte iniciou a aplicação deste conceito na área assistencial e com isso reduzirá mais de 100 mil impressões/ mês – segundo o setor de Tecnologia de Informação e Comunicação da unidade.

“Todos os documentos inseridos nos prontuários que antes eram impressos e contavam com assinatura física dos profissionais, agora são compostos por documentos digitais do sistema MV Soul (software de gestão hospitalar), que têm as assinaturas digitais dos nossos profissionais da assistência – fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos”, explicou Sheila Azevedo, Coordenadora Administrativa.

“Somos uma unidade premiada como Hospital Sustentável, pelo nosso sistema de captação e reuso de água de chuva, e para nós ter consciência ambiental é fundamental. O paperless é um conceito que estamos implantando aos poucos em todas as áreas do HRLN, começamos com a área de contratos e agora é um grande passo iniciar no setor de assistência. As pessoas não têm ideia de quanto se gasta com papel em prontuários médicos, por isso investimos em assinaturas digitais e no MV Soul, para fazer uma gestão mais eficiente, reduzir papel, diminuir o espaço físico para esses documentos, e ser cada vez mais sustentável”, concluiu Gustavo Cursino, Diretor Executivo do HRLN.

Os documentos que ainda serão impressos são: ficha de vaga cedida (sistema CROSS),  laudo de AIH assinada pelo médico (sistema MV), laudo de AIH do sistema CROSS, ficha de atendimento de urgência e/ou internação assinada pelo paciente ou responsável, todos os termos de consentimento assinados pelo paciente,  ECG, formulário de avaliação de risco, documentação cirúrgica, laudo de exames (imagem, SWAB e anátomo patológico), ficha de orientação transfusional, resumo de alta assinado pelo paciente ou responsável, declaração de óbito (via rosa), cópia da documentação do paciente (cartão SUS e documento com foto).

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito