Tags

HRLN promove primeiro encontro de mãe e filha recém-nascida por meio digital

25 de agosto de 2020

Com confirmação de COVID-19 e entubação logo após o parto, mãe internada no hospital conheceu bebê por vídeochamada em projeto de humanização
 
 
O Hospital Regional do Litoral Norte realizou um encontro especial recentemente: o primeiro contato de uma mãe com sua bebê, com apoio da tecnologia. Em vídeochamada, Natacha Bueno Rivera, de 30 anos, conheceu sua filha quando ela completou um mês de vida.
Natacha foi internada com COVID-19 na unidade estadual em 5 de julho. Depois de ser entubada devido ao quadro grave em outra unidade e encaminhada ao HRLN após o parto, contou com apoio da equipe de humanização para conhecer a recém-nascida.
“Ela fez uma cesárea de emergência em outro hospital aqui da cidade, no dia 30 de junho, foi tudo muito corrido – 24 horas após o parto foi entubada. Depois, no dia 05 de julho, foi transferida para o Hospital Regional, e quando nossa bebê completou um mês (no dia 30 de julho), ela conseguiu conhecê-la por meio de uma chamada de vídeo. Foi muito emocionante. O semblante dela mudou quando viu a nossa bebê, e foi visível a melhora dela depois disso”, explicou o marido Fernando Teixeira, que lembrou ainda que durante toda a gestação Natacha passou mal e chegou a ter quadro de anemia. Durante a internação em outra unidade de saúde da cidade, surgiu a suspeita de COVID-19, confirmada por exames.  
Para proporcionar aos pacientes vítimas do novo coronavírus a possibilidade de contatar familiares, a equipe de Humanização do Hospital Regional, administrado em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes, tem realizado videochamadas seguindo todos os protocolos de segurança e higienização.
A médica Natacha Bueno é cubana, atua no Brasil há mais de três anos e escolheu o nome “Maria Luzia” para a bebê, para homenagear a própria mãe e a sogra. “Eu sei que o tratamento  clínico é importante, mas essa preocupação com o emocional é um fator que está trazendo um avanço muito grande para minha esposa. Tenho falado com o médico com frequência, estão mantendo essa chamada por vídeo. E nesta quarta-feira (4), ficamos mais de 15 minutos conversando. Percebi que ela queria saber se a neném estava mamando e quando mostrei a mamadeira, ela ficou muito feliz. Todo o trabalho do Hospital está sendo muito bom”, comentou o esposo.
As chamadas de vídeo realizadas pelo hospital fazem parte de um trabalho de humanização para levar aos pacientes isolados, suspeitos ou diagnosticados com COVID-19, afeto e carinho, importantes para a saúde e bem-estar neste momento de pandemia.
Sobre o hospital 
O Hospital Regional do Litoral Norte é um serviço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, gerido em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes. Atua como referência na região para quatro municípios: Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. Inaugurado antecipadamente em março deste ano diante da pandemia do novo coronavírus, o Hospital dedica-se exclusivamente ao atendimento de pacientes suspeitos ou diagnosticados com a doença. O HRLN possui 20 leitos de UTI e 10 de enfermaria.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito