Tags

HRLN realiza “1ª Oficina de Sistematização de Assistência da Enfermagem”

15 de fevereiro de 2023

Por Kátia Kelly

A 1ª Oficina de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) do Hospital Regional do Litoral Norte aconteceu na primeira semana de fevereiro. Foram abordados temas relacionados à Liderança, Raciocínio Clínico, Metodologia, Conceitos, Empatia, Aspectos Éticos, bem como a importância da segurança e a assistência com excelência ao paciente. No evento tivemos a participação de 97 colaboradores que interagiram durante as oito horas de conteúdos diversificados da programação.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do Processo de Enfermagem. COFEN nº 358/2009.

Entre os temas abordados pelos palestrantes, a gerente operacional do HRLN Sandra Marcondes, ministrou a palestra “Como grandes líderes inspiram a ação”; o presidente do COREN, James Francisco Pedro Santos, abordou o “Registro de Enfermagem”, o conselheiro do COREN, Vinícius Batista Santos, tratou dos “Aspectos Éticos e Legais no Registro de Enfermagem”,  as docentes da Universidade Módulo, Lidiane Dias dos Anjos e Denize Marroni, fizeram a abordagem da “Metodologia e Conceitos da SAE”, e a psicóloga da unidade do setor psicossocial Elizabeth F. Borges abordou o tema “Empatia e conduziu a dinâmica relacionada ao assunto, além de outras  dinâmicas aplicadas: Fluxos de atendimento/ Linhas do Cuidado com foco na humanização e aplicabilidade da SAE na Instituição.

O objetivo desta oficina foi: Aprimorar os conhecimentos e a percepção na aplicabilidade da SAE, aperfeiçoar a habilidade na liderança e seu papel motivador, sensibilizar sobre a capacidade de compreender emocionalmente o outro (Empatia), atualizar sobre aspectos éticos e legais do registro e análise crítica de processos e fluxos.

A enfermeira Vânia Renata Barbosa de Lira, relatou que a realização da oficina foi de extrema importância ela ainda menciona “todo o conteúdo aplicado agregou mais conhecimento ao meu dia a dia, a programação do evento foi incrível, ao final me emocionei com a linda homenagem, os organizadores estão de parabéns, gratidão”.

O planejamento, organização e concretização foi possível devido à colaboração e empenho da equipe do NEPP, Comunicação, Auxiliares e Assistentes administrativos, Tecnólogos, Gestores assistenciais do HRLN, Médicos da Instituição e alguns parceiros que contribuíram para a realização do evento. Houve um momento cultural com música ao vivo e vídeo, e ao final do evento foi apresentado uma homenagem, por meio de vídeo com fotos e mensagens especiais.

As palestras ocorreram no auditório nos dias 01 e 02 de fevereiro, com foco nos profissionais de enfermagem dos períodos diurno e noturno.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito