Tags

Infectologista do HRLN tira dúvidas sobre a vacina contra a Covid-19

22 de janeiro de 2021

Por Thaís Almeida

Quantas informações sobre a vacina contra o novo coronavírus você já recebeu pelas redes sociais ou pela mídia? Para responder o que é verdade ou mentira sobre a vacinação para colaboradores e terceiros, a infectologista Dra. Caroline Acquaro participou do Diálogo Semanal de Segurança (DSS) do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) na manhã desta quarta-feira, dia 20, no jardim interno do Hospital Regional do Litoral Norte.

Quer ficar por dentro de tudo sobre a vacina Coronavac? Veja abaixo as informações trazidas pela médica durante o DSS:

VERDADE

– A Coronavac é uma vacina seguraque está sendo produzida pelo Butantan – uma instituição séria e com anos de experiência em vacina.

– A vacina será aplicada em duas doses. A segunda ocorrerá cerca de 30 dias após a primeira aplicação. 

– Quem já teve Covid-19 também deve tomar a vacina, é seguro e oferecerá uma melhor imunidade à doença.

– Primeiramente, em SP, serão vacinados profissionais de saúdeidosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas.

– A vacinação vai permitir ao vacinado adquirir proteção, mas mesmo não desenvolvendo a doença há chances (menores, mas existentes) da pessoa poder transmitir. Por isso, por enquanto é preciso continuar usando máscara, álcool em gel e evitando aglomeração.

MENTIRA

X A Coronavac causa efeitos colaterais graves. 

Estudos mostram poucos eventos adversos e nenhum grave. Ou seja, muitas pessoas que tomarem a vacina não sentirão nada e algumas podem ter apenas dor na região do braço onde foi aplicada, coriza ou alguma outra reação leve (com exceção das pessoas realmente alérgicas a qualquer vacina).

X A vacina não tem eficácia.

A vacina protege cerca de 100% contra casos graves (internações e óbitos), 78% contra casos moderados, e 50% contra casos leves ou levíssimos – como um nariz escorrendo ou qualquer quadro mais simples. 

X A vacina não é registrada.

Isso não é verdade. A Anvisa concedeu o registro emergencial para Coronavac, algo muito parecido com que aconteceu com a vacina da H1N1. E vale lembrar que todas as vacinas continuam em constante estudo e desde os primeiros anos da década de 2000 já há registros de estudos sobre a SARS – Síndrome Respiratória Aguda (família da qual faz parte o novo coronavírus). 

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito