ISG promove 1º Encontro de Ouvidorias das unidades de SPHRLN

16 de dezembro de 2020
Por Thaís Almeida
Dar voz aos usuários do SUS, humanizar os atendimentos e tornar a experiência hospitalar cada vez melhor, esses são alguns dos objetivos das ouvidorias das unidades de saúde administradas pelo Instituto Sócrates Guanaes.
Para alcançar metas tão audaciosas e importantes para a qualidade de vida da população, as ouvidorias das unidades de São Paulo do ISG realizaram nesta quarta-feira, dia 16, o seu primeiro encontro. Na ocasião, foram abordados temas como: processos de trabalho, mudanças e adequações da ouvidoria mediante o novo coronavírus, grupo de trabalho de humanização e a participação da ouvidoria, humanização nos atendimentos, aspectos do medo dos usuários em relação ao registro das manifestações, dificuldades apresentadas no cotidiano e soluções encontradas.
“O encontro foi muito produtivo para todas nós. A equipe cresce muito compartilhando experiências e discutindo oportunidades de melhorias”, comentou Marcia Paiva, ouvidora do Hospital Regional de São José dos Campos.
O primeiro encontro promovido pelo ISG ocorreu de forma virtual, garantindo o distanciamento social seguro, e complementando a Web conferência da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizada na última terça-feira, dia 15.
“A participação no encontro desta quarta foi uma oportunidade muito enriquecedora de nos conhecermos e compartilharmos experiências, e inclusive falarmos sobre a Web conferência da SES – que abordou acolhimento e humanização, qualidade de resposta e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Essa lei regula as atividades de tratamento de dados pessoais. Enfim, nos capacitamos ainda mais em temas fundamentais para oferecer o tratamento que o usuário do SUS merece”, explicou Camila Figueira, Ouvidora do Hospital Regional do Litoral Norte.
A história da Ouvidoria
A conquista da saúde, como direito social no Brasil, ocorreu com a Constituição Federal da República de 1988, quando foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS). A partir disso, na década de 1990, foram redefinidos os processos dos serviços hospitalares com vista à adequação. Uma das propostas para adequação foi a inovação da gestão, com implantação dos serviços de Ouvidoria, visando compreender a satisfação dos consumidores.
A Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (OUVSUS) busca ampliar e consolidar a Rede de Ouvidorias do SUS, isto é, Ouvidorias que compartilhem a mesma concepção de trabalho, contribuindo para que a gestão e a sociedade, em parceria, lutem por serviços de qualidade.
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