Tags

Janeiro Branco: Diálogo de Segurança promove mais um momento de reflexão no HRLN

13 de janeiro de 2021

Por Thaís Almeida

Com a iniciativa, o Hospital Regional do Litoral Norte incentiva o bem-estar dos colaboradores e terceiros, seguindo um dos valores do Instituto Sócrates Guanaes: de cuidar de quem cuida 

O que você vê quando olha em um espelho? Consegue refletir sobre suas qualidades e pontos de melhorias? Sente compaixão e é compreensível com suas características? Para trazer para os colaboradores e terceiros reflexões como essas, o Diálogo Semanal de Segurança do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) do HRLN promoveu a dinâmica do espelho nesta quarta-feira, dia 13/01.

A dinâmica foi realizada pela psicóloga Valéria Oliveira (coordenadora do serviço psicossocial do hospital), que durante todo este mês está participando do DSS para levar dicas de saúde emocional, com o objetivo de divulgar a campanha do Janeiro Branco na unidade.

“Durante a roda de conversa do DSS, um espelho passou de mão em mão (seguindo os protocolos de higiene) para que os participantes pudessem ter esse momento de reflexão, e mentalizassem seus sentimentos e emoções. Lembramos que é um exercício diário nos enxergar e enxergar o próximo com compreensão e empatia, e buscar sempre ver o lado bom de cada um”, explicou Valéria.

No decorrer do Diálogo, alguns participantes expuseram ações do dia a dia que utilizam para cuidar da saúde emocional e ouviram as dicas da psicóloga. “Morando aqui no Litoral aprendi a contemplar mais o belo, vendo a natureza, o céu, o mar, a serra, e assim consigo pensar mais sobre minhas emoções”, comentou um dos participantes, que foi encorajado pela psicóloga a prosseguir com tais momentos de autocuidado.

Janeiro Branco

O objetivo da campanha Janeiro Branco é a promoção e proteção da saúde mental. No Hospital Regional do Litoral Norte o tema foi abraçado pelo SESMT para poder atingir tantos colaboradores do Instituto Sócrates Guanaes quanto de empresas terceiras, que participam do DSS.

“Semanalmente já realizamos o DSS para levar dicas de saúde e segurança para terceiros da manutenção, higienização, restaurante e também para nossos colaboradores. Com o Janeiro Branco, vimos a oportunidade e levar esse assunto que é tão importante e ainda é novo para muitas pessoas”, explicou a técnica de Segurança Elaine Martins, salientando que a segurança de todo o ambiente hospitalar passa pela premissa de trabalhadores saudáveis e com qualidade de vida.

Na próxima semana, encerrando a ação do Janeiro Branco no DSS, um vídeo será apresentado para os participantes, abordando o tema e conscientizando ainda mais as equipes.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito