Tags

“A vida pede Equilíbrio” foi o tema central da campanha Janeiro Branco no HRLN

24 de janeiro de 2023

Por Kátia Kelly

O início de um novo ano costuma trazer reflexões sobre nossos sentimentos,  relacionamentos e comportamentos. Assuntos abordados na campanha Janeiro Branco do HRLN, sob o tema central “A vida pede equilíbrio”, com o objetivo de  incentivar a saúde física e mental dos colaboradores, bem como prevenir o surgimento ou aumento da ocorrência desses males.  O HRLN promoveu durante a primeira quinzena do mês atividades voltadas para o auto-conhecimento e bem-estar dos seus colaboradores. Dentro da programação tiveram palestras, oficinas, meditação e momento tai chi chuan.

“Olhando para nós mesmos” foi o tema da palestra ministrada pela psicóloga da unidade, Elisabeth F. Borges. do setor psicossocial, que teve excelente repercussão e interatividade entre os colaboradores. Estes puderam compartilhar experiências e realizar dinâmicas que possibilitaram reflexão sobre a autoestima e valorização pessoal. “Construir nossa autoestima com base em nossa essência, aceitar de que somos seres com qualidades, defeitos e disfuncionalidades, praticar os relacionamentos e aprender com as críticas nos ajudam a reconhecer nosso valor”, explicou a psicóloga Beth. As palestras foram realizadas no auditório nos períodos manhã e tarde dos dias 18 e 19.

A psicóloga Andréia Mariana de Araújo, também do serviço psicossocial da unidade, explicou que “somos muito mentais, mas temos os nossos sentidos para nos ajudar”. Durante a palestra sob o tema “Qualidade de vida e higiene do sono”, realizada nos dias 17 e 18, aplicou  meditação guiada nos colaboradores, na sala do conforto, fazendo uso de colchões e difusores de óleos aromáticos como uma preparação de relaxamento para um sono de qualidade. Ao final todos receberam de brinde um escalda pés para relaxar em casa e dicas para ter um sono de qualidade.

“Oficina aberta aos colaboradores” foi a proposta trabalhada pelas terapeutas ocupacionais, Melissa Campos Carli e Evellyn Mara Rodrigues Bentes, nos dias 17 e 19. Com o tema “A vida pede equilíbrio”, utilizaram as artes do desenho e da pintura como ferramentas de forma a contribuir na organização e análise dos sentimentos, pensamentos e percepções. As atividades foram desenvolvidas na área comum do corredor principal do hospital.

A programação ainda contou com a ginástica da alegria, aula oferecida pelo professor Benedito Fernandes dos Santos  Filho, carinhosamente chamado de Ditinho, especialista em ginásticas terapêuticas chinesas e cultura chinesa, visando estimular os participantes física e mentalmente ao ar livre. Foi realizada na área externa, em contato com a vista da natureza, na parte da tarde, do dia 20.

Além disso, umas das reuniões da equipe multiprofissional aconteceu no estacionamento, na área externa do hospital, ação que buscou incentivar as pessoas a utilizarem espaços alternativos, tendo como inspiração a natureza, o sol, o ar puro e aproveitando ainda da vitamina D.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito