Tags

Novembro Azul: HRLN oferece acolhida aos pacientes e funcionários do Setor Oncológico

16 de novembro de 2021

Por Thaís Almeida

Para celebrar a campanha do Novembro Azul, de conscientização sobre o câncer de próstata, o Hospital Regional do Litoral Norte promoveu um café de acolhida para os pacientes e funcionários do Setor Oncológico nesta quarta-feira, dia 16.

Na recepção do prédio anexo ao HRLN, voltado especialmente para o tratamento oncológico, os pacientes e funcionários foram recebidos com bexigas, bolos, lanches, sucos e café. “Inauguramos nosso Setor Oncológico em setembro de 2021, então para nós celebrarmos tanto Outubro Rosa quanto o Novembro Azul é muito especial, principalmente porque hoje são os atendimentos que oferecemos – para os pacientes com câncer de mama e próstata. Poder levar para esses pacientes e também para nossos funcionários um momento de acolhimento é fundamental para tornar esse processo de tratamento do câncer mais humanizado”, explicou a Diretora Técnica do HRLN, Dra. Fernanda Dalprat, lembrando que a unidade também ofereceu um café de acolhida no mês passado, para comemorar o Outubro Rosa.

No dia 16, os colaboradores puderam demonstrar seu apoio ao Novembro Azul, vindo trabalhar com roupas na cor da campanha e também contando com ambientes decorados na unidade, como o refeitório e sala de radioterapia.

Durante o mês de novembro, o HRLN ainda lançou uma campanha para arrecadação de lenços, bonés e chapéus que serão destinados aos pacientes oncológicos. Para participar da campanha, basta trazer a sua doação e colocá-la nos dois pontos de coleta existentes na unidade – na recepção central do HRLN e na recepção do Setor Oncológico.

Câncer de Próstata: saiba mais!

O médico Dr. Guilherme Paulão Mendes, radioterapeuta, responsável pela Setor de Radioterapia da Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte, esclarece abaixo as principais dúvidas sobre o câncer de próstata, confira:

Qual a importância da campanha do novembro azul?

A parte mais importante é conscientizar os homens que existe um diagnóstico precoce para o tumor de próstata. É uma doença que normalmente não apresenta sintomas, então ter o diagnóstico precoce ajuda a descobri-la na fase em que ela é curável e assim conseguimos resolver com o tratamento.

Como acontece o tratamento?

O câncer pode ser tratado com cirurgia, quanto com radioterapia, associada ou não a um bloqueador hormonal. Na maioria das vezes vai depender do estágio da doença. Uma doença mais inicial pode ir só para cirurgia ou radioterapia. Uma doença mais avançada na maioria das vezes recebe radioterapia com hormonioterapia.

Quais as chances de cura ou controle deste tumor?

Nos tumores em fases iniciais praticamente todo mundo é curado. Temos um índice de cura acima de 95%, são resultados excelentes. Nas doenças mais avançadas isso cai um pouco, para uns 80%, mas a chance ainda é boa quando detecta-se a doença localizada. Quando a doença avançou e já tem metástase aí não falamos em cura, mas o controle da doença ainda pode ser excelente, com a grande maioria dos pacientes ultrapassando cinco e seis anos de vida.

Qual exame o homem tem que fazer e a partir de qual idade para conseguir a detecção precoce?

O ideal é fazer PSA e toque retal, os dois, não apenas um só, de forma anual, a partir dos 50 anos. Quem tem histórico na família (pai, avôs, tios), o ideal é iniciar um pouco antes, com 45 anos pela recomendação internacional.

  • Equipe do setor de Oncologia do HRLN

  • Refeitório do HRLN recebeu decoração da Campanha de Novembro Azul

  • Sobremesa também recebeu tons de azul para lembrar da campanha de conscientização sobre o câncer de próstata

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito