Novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) tomam posse no HRLN
12 de junho de 2023
Por Kátia Kelly
Membros titulares e suplentes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio do HRLN, eleitos na primeira quinzena de maio, tomaram posse no dia 07 de junho. Os integrantes são colaboradores das áreas assistenciais e administrativas e irão exercer o mandato da Gestão 2023/2024, com duração de um ano, sendo permitida uma reeleição.
A CIPA é composta por representantes eleitos, através de votação por parte dos colaboradores do HRLN e membros indicados pela diretoria, com o objetivo de zelar pela segurança e pela promoção da saúde dos colaboradores da unidade.
A CIPA sempre teve um papel muito importante, principalmente com a nova portaria, além da prevenção de acidentes e análise de riscos passou a ter como atribuição, a prevenção e o combate de qualquer forma de violência praticada no ambiente de trabalho, especialmente o assédio sexual. Segundo o engenheiro do trabalho, Antônio B. Coelho de Sampaio, “aos novos cipeiros aproveitem para conhecer as atividades já existentes e passem a observar e relatar novos pontos de melhorias, bem como contribuir ativamente com os demais trazendo sugestões, buscando reduzir os focos aparentes e até mesmo eliminar as situações perigosas e ou condutas abusivas”.
A nova CIPA tem como presidente: a técnica de segurança do trabalho, Elaine Cristina Martins, indicada pela empregadora, como secretário: o analista de hotelaria, Diego da Silva Domingos. E como mais votada pelos colaboradores, a enfermeira estomaterapeuta, Helga Lieckfett R. Chaga, como vice-presidente da comissão e como secretário suplente: o enfermeiro, Vitor Luiz A. Gonçalves.
Os demais titulares são: Cristiane A. da Silva, Pablo C. Bueno, Fernanda B. Moura Liz. E como suplentes: Paulo B. Carvalho, Sandra Gomes, Ailton R. S. Silvano e Daniel L. Neres.
Os novos integrantes da CIPA participaram do treinamento de formação para Cipeiros, no período de 01 e 02 de junho, com carga horária de 16 horas, conforme rege a Norma Regulamentadora – NR 05. O treinamento foi ministrado pelo setor do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), no auditório do HRLN. Para a médica do trabalho, Dra. Aline Almeida, “o treinamento agrega muito conhecimento aos novos eleitos, como quais as atribuições e como deve ser o funcionamento de uma CIPA, bem como reforça o comprometimento para os demais”.
Compartilhar