Tags

Outubro Rosa: conversa, acolhimento e conscientização movimentam HRLN

20 de outubro de 2020

Por Thaís Almeida

Além de oferecerexames de mamografia gratuitos para as colaboradoras, HRLN promove semana deconscientização sobre a Campanha

“A dor, o preconceito e o tabu damamografia ou qualquer exame são coisas muito pequenas perto do nosso direitode viver”, essa foi a frase que auxiliar administrativa Ana Maria Figueira, quevenceu um câncer de mama, usou para incentivar as colaboradoras do HospitalRegional do Litoral Norte a se cuidarem durante uma roda de conversa realizadano dia 19/10, no jardim interno do HRLN. A ação fez parte de uma semana movimentada promovida pelo Hospital paraconscientizar as suas funcionárias.

A unidade desenvolveu nos dias 19e 20/10 rodas de conversa com alongamento com a educadora física e coordenadorade Gestão de Pessoas, Érica Gomes, e um bate-papo sobre mamografia e câncer demama, com a biomédica Gabriella Borges, responsável pelo exame no Hospital, e acoordenadora do Serviço Psicossocial Valéria Oliveira.

“Esses momentos proporcionamreflexão e mostram que precisamos dar atenção a nossa saúde como um todo, comexercícios físicos, exames preventivos e com o nosso emocional”, explicou acoordenadora de Gestão de Pessoas.

Aproveitando essa pausa notrabalho para conscientização, a colaboradora Ana Maria emocionou com o seudepoimento e reforçou a importância do autocuidado. “Há quase 10 anos percebialgo estranho em uma das mamas, fiz a mamografia e fui diagnosticada com câncerde mama. Eu tinha 39 anos e com histórico deste tipo de câncer na família. Como diagnóstico precoce fiz cirurgia, algumas sessões de quimioterapia e merecuperei. Sei que esse diagnóstico precoce fez toda a diferença, poderia tertido sequelas muito maiores – eu tenho casos na família em que isso aconteceu.Só agradeço todo apoio que tive, tanto dos profissionais quanto da minhafamília. E para as mulheres faço questão de deixar o meu recado: deixem o medode lado, cuidem-se. A mamografia nos dá a chance de termos esse cuidado”,comentou.

Além das rodas de conversa, nodia 19/10, no restaurante, a equipe de nutrição do HRLN montou uma mesaapresentando opções de alimentos saudáveis para o bem-estar da mulher e ficou àdisposição para tirar dúvidas e trazer esclarecimentos sobre o tema. Nodecorrer desta semana os colaboradores puderam também vir trabalhar com umapeça de roupa rosa em apoio à campanha, e a fachada do HRLN foi iluminada namesma cor.

Para completar as ações, nasexta-feira, 23/10, às 15h e às 16h será realizada uma palestra no auditório daunidade com o Dr. Leonardo Gabeira Secco, doutorado em Oncologia, comexperiência em Mastologia. Assim, como as demais iniciativas, a palestraocorrerá respeitando o distanciamento social seguro.

Mamografia

Até o final do mês de outubro,todas as colaboradoras com mais de 40 anos ou com recomendação médica poderãorealizar a mamografia gratuitamente na unidade, basta agendar o exame peloramal 1473. Com a disponibilizaçãodos exames, o HRLN segue um dos principais valores do Instituto SócratesGuanaes, que entende que para promover saúde primeiro é preciso cuidar dasnossas equipes com humanização, de maneira holística e integral.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito