Tags

Outubro Rosa: Médico, doutorado em oncologia, tira dúvidas de colaboradoras do HRLN

27 de outubro de 2020

Por Thaís Almeida

Como parte da programação de conscientização da campanha do Outubro Rosa, o Hospital Regional do Litoral Norte promoveu na última sexta-feira, dia 23, uma palestra com o médico Dr. Leonardo Gabeira Secco, doutorado em Oncologia, com experiência em Mastologia.

A palestra, foi realizada no auditório da unidade, mantendo o distanciamento social seguro, e serviu para que as funcionárias do Instituto Sócrates Guanaes e das empresas terceiras pudessem aprender a melhor maneira de se prevenir do câncer de mama e também tirar todas as suas dúvidas – já que ao final da apresentação, o médico ficou à disposição para responder as perguntas da plateia.

“O câncer de mama acontece em uma proporção muito grande em mulheres. Exceto os tumores de pele é o que mais ocorre. Estamos aqui para trazer um pouco de conhecimento, não para trazer pânico, mas para que vocês saibam o que podemos fazer para cuidar da nossa saúde. A mamografia é de extrema importância para o início precoce do tratamento – é na verdade um exame de raios-x da mama feito em um aparelho chamado mamógrafo. Esse exame é capaz de identificar um tumor não palpável (menor que 1 cm), quanto menor o tumor, maiores são as chances de cura e a diminuição da mortalidade. Por isso, é fundamental que mulheres acima de 40 anos, que têm maior risco de câncer de mama, assim como pessoas que têm parentes de primeiro grau com casos da doença, realizem o exame anualmente”, explicou o médico, que durante a palestra ainda lembrou a necessidade de manter uma alimentação saudável, evitar o consumo excessivo de álcool e praticar exercícios físicos como métodos de prevenção do câncer.

“Achei muito relevante tudo o que o médico falou. Realmente, conhecimento salva. Ele explicou sobre a mamografia aspectos que eu não sabia, perdi o receio e o medo que tinha do exame”, comentou a auxiliar administrativa, Pietra Faria.

Durante o mês do Outubro Rosa várias ações estão sendo realizadas nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Sócrates Guanaes. No HRLN, em Caraguatatuba, rodas de conversa com alongamento e orientações nutricionais já foram realizadas para as mulheres. Além disso, até o final do mês todas as colaboradoras com mais de 40 anos ou com recomendação médica poderão realizar o exame de mamografia gratuitamente na unidade.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito