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Ouvidoria do HRLN passa a integrar o Sistema Ouvidor SES-SP

11 de setembro de 2020

Por Thaís Almeida

A partir desta semana, aOuvidoria do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) passará a ter umacomunicação direta com a Ouvidoria Central da Secretaria Estadual de Saúde deSão Paulo, por meio da implantação do sistema Ouvidor SES-SP.

“Comesse sistema, o HRLN disponibilizará dados diretamente para ouvidoria estadual,o que faz parte da estratégia de aumento da transparência e modernização dagestão pública. Vale lembrar, que nosso hospital já realiza e insere aspesquisas de satisfação na Base de Dados do Programa PRODESP – Pesquisa deSatisfação do Usuário (PSAT,) instituída e acompanhada pelo Núcleo Técnico deHumanização (NTH) do Estado. Essas ações ajudam a desenvolverum conjunto de indicadores de resultados e sistema de incentivo ao tratamentohumanizado no nosso hospital”,explicou Camila Figueira, ouvidora da unidade, que lembrou ainda que atualmenteo HRLN possui uma ouvidoria ativa, ou seja, que liga diariamente parafamiliares de pacientes para se colocar à disposição, receber sugestões e fazertodo o acolhimento necessário, principalmente agora durante a pandemia daCovid-19. “Somente no primeiro semestredeste ano mais de cem manifestações foram recebidas de familiares e pacientes.Dessas, 98% foram positivas – elogios, sugestões e solicitações (queprontamente entramos em contato com as áreas e providenciamos as soluções)”,salientou Camila.

Para conhecer melhor osistema do Ouvidor, nesta semana, as equipes administrativas do HRLN, juntamentecom a ouvidoria, participaram de treinamentos e reuniões com a assistentesocial do AME São José dos Campos, Juliana Castro.

O trabalho humanizado daouvidoria do HRLN faz parte da missão do Instituto Sócrates Guanaes, quegerencia a unidade, de promover a saúde com espírito público e eficiência doprivado.

Ahistória da Ouvidoria

A conquista da saúde, comodireito social no Brasil, ocorreu com a Constituição Federal da República de1988, quando foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS). A partir disso, nadécada de 1990, foram redefinidos os processos dos serviços hospitalares comvista à adequação. Uma das propostas para adequação foi a inovação da gestão,com implantação dos serviços de Ouvidoria, visando compreender a satisfação dosconsumidores.

A Ouvidoria-Geral do SistemaÚnico de Saúde (OUVSUS) busca ampliar e consolidar a Rede de Ouvidorias do SUS,isto é, Ouvidorias que compartilhem a mesma concepção de trabalho, contribuindopara que a gestão e a sociedade, em parceria, lutem por serviços de qualidade. 

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