Tags

Para estimular a recuperação da Covid-19, HRLN desenvolve fisioterapia ao ar livre

21 de agosto de 2020

Por Thaís Almeida

Com empatia emotivação, o tratamento vem emocionando e reabilitando os pacientes do HospitalRegional do Litoral Norte, gerenciado pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG)

Diante do desafio de tratarpacientes da Covid-19, uma doença ainda pouco conhecida no mundo todo, oHospital Regional do Litoral Norte (HRLN) está oferecendo exercícios defisioterapia ao ar livre, buscando inovar e humanizar cada vez mais aassistência.

A iniciativa, já utilizada pelo ISGem outras situações, foi implantada há um mês no HRLN e visa motivar eproporcionar um ambiente muito similar ao encontrado nas ruas fora da unidade,para que assim o paciente consiga se preparar para retomar as suas condiçõesfísicas e a sua rotina após a alta médica.

“A fisioterapia é fundamentalpara o tratamento da Covid-19. Muitos pacientes que temos aqui são adultos ejovens, que sofrem esse processo de hospitalização e ficam muito tempoacamados, perdendo função muscular. A Covid-19 traz muitos comprometimentosmusculares e respiratórios. Então, com esses exercícios de simulação (que é umasérie de atividades que preparamos simulando as dificuldades encontradas na rua),eles conseguem melhorar o condicionamento muscular e respiratório para voltarpara a vida normal – subir degrau, atravessar uma faixa de pedestre, etc. Eassim, serem de fato independentes funcionais”, explicou Jaqueline Mancuso,fisioterapeuta do HLRN.

Os exercícios de simulação,promovidos pela fisioterapia, sempre foram desenvolvidos no Hospital Regionaldo Litoral Norte em pacientes da Enfermaria, que já estão conseguindo andar epassaram por determinados testes, que comprovaram que não há risco de queda.Entretanto, anteriormente esse tratamento ocorria em ambiente interno.

“Foi um trabalho em conjuntodesenvolver esses exercícios em área externa. O Serviço de Controle de InfecçãoHospitalar (SCIH) delimitou a área, a equipe do bloco emergencial auxilia efica de retaguarda, enquanto o fisioterapeuta monta o circuito e acompanha opaciente. Conseguíamos fazer o tratamento aqui dentro, mas lá fora deixamos asimulação mais real – com piso externo, sol, brisa, etc. E só de sair lá fora,eles já se sentem motivados. Conseguem perceber que estão evoluindo, sentem ovento, olham o sol e percebem que falta muito pouco para se recuperaremtotalmente”, comentou a fisioterapeuta.

A fisioterapia ao ar livre érealizada na parte lateral do HRLN, diariamente, em horário aprovado pela SCIHe pela área clínica da unidade, de acordo com a possibilidade climática do dia.Além do acompanhamento do fisioterapeuta, um profissional da enfermagem tambémparticipa, deixando à disposição uma cadeira de rodas e um torpedo de oxigêniopara resguardar sempre o bem-estar do paciente.

“Quando vamos lá fora com opaciente, vemos que o olhar dele, a fisionomia dele, tudo muda. Já presenciamospacientes emocionados de poderem ficar ao ar livre. Com certeza é algo muitobom para eles”, lembrou a técnica de enfermagem da Internação, Vanessa Pereirade Souza.

Atualmente, o Hospital Regional é referência no tratamento do novo coronavírus no LitoralNorte, tendo sido inaugurado antecipadamente em março deste ano exclusivamentepara dar retaguarda para a região durante a pandemia. Hoje, 14 pacientes estãosendo assistidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 05 na Enfermaria da unidade.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito