Pelo 2º ano consecutivo, HRLN é premiado como “Hospital Amigo do Meio Ambiente”
27 de outubro de 2021
Por Thaís Almeida
Com o projeto, o Hospital Regional do Litoral Norte pratica os valores do Instituto Sócrates Guanaes de adotar estratégias e atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas
Ser premiado como um Hospital Sustentável por uma iniciativa que analisa diversas unidades de saúde do Estado de São Paulo é uma honra que as equipes do Hospital Regional do Litoral Norte puderam sentir novamente nesta semana. A unidade recebeu nesta terça-feira, dia 26/10, pelo segundo ano consecutivo o prêmio “Amigo do Meio Ambiente” (AMA).
A premiação foi criada pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES), com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária em parceria com o projeto Hospitais Saudáveis, e tem como objetivo estimular ações sustentáveis no âmbito do SUS. Durante 14 anos de existência, o prêmio já avaliou 1.087 projetos, sendo que neste ano de 2021, 85 iniciativas foram avaliadas e 15 premiadas – entre elas a do HRLN.
A ação da unidade do Litoral Norte que foi premiada trata-se do projeto de “Gestão da climatização na economia de energia elétrica” – que promoveu a administração inteligente do sistema de climatização do Hospital durante os meses de temperatura amena, gerando economia de média de 210.000 KWh/mês de maio a agosto de 2021.
“Cerca de 48% do consumo de energia do Hospital refere-se ao sistema de climatização, por isso nós estudamos uma maneira de aprimorá-lo e gerar uma economia de energia. Assim, durante os meses de baixa temperatura conseguimos regular o sistema de maneira a não haver tanto consumo, aproveitando da temperatura ambiente, mas mantendo sempre o clima exigido pelas normas hospitalares. Com isso, registramos uma economia de 210.000 KWh/mês durante o período de maio a agosto, mesmo sendo um período em que iniciamos as atividades do setor de Oncologia do Hospital”, explicou Felipe Oliveira de Moraes, Engenheiro Mecânico, que representou a Coordenadora de Engenharia do HRLN na premiação do AMA – realizada de maneira on-line.
“Esse tema não poderia ser mais típico e oportuno, energia e clima tem essa correlação muito forte. Em grandes hospitais a climatização chega a atingir e ultrapassar 50% do consumo de energia e o Hospital Regional do Litoral Norte tem feito um trabalho muito interessante, que permite fazer essa gestão de maneira mais precisa e com grande ganho de redução de consumo. Chamo atenção pelo mérito do trabalho e pelo potencial de ser replicado em outras instituições”, elogiou Vital Ribeiro, apresentador do prêmio e representante da SES.
Com o bom resultado conquistado a equipe de Engenharia e Manutenção do HRLN garante que o projeto se tornará uma operação frequente na unidade. “Como os resultados alcançados foram satisfatórios, no mês de julho, por exemplo, registramos redução de cerca de 20% no consumo de energia, a equipe de Engenharia está elaborando o Procedimento Operacional Padrão (POP) para esta atividade, que deverá ser realizada sempre durante os períodos de outono / inverno (baixas temperaturas externas). O POP detalhará as ações dos operadores e mecânicos de refrigeração, visando que o procedimento não deve gerar ocorrências de condensação nos ambientes, perda de controle de temperatura dos ambientes ou falhas em equipamentos”, comentou a Engenheira Bianca Chagas, coordenadora do setor responsável pelo projeto no HRLN.
No ano de 2020, o Hospital Regional do Litoral Norte recebeu o prêmio pelo projeto de operação e manutenção do sistema de aproveitamento de água de chuva, que conseguiu reduzir em 49% o consumo na unidade e gerar uma economia acumulada de cerca de 813 mil litros de água (clique aqui e saiba mais).
“Temos muito orgulho de sermos premiados pelo segundo ano consecutivo. Isso é mérito de uma equipe engajada que usa da melhor maneira possível a nossa estrutura física para oferecermos saúde de qualidade para a população do Litoral Norte. Com certeza, no próximo ano vamos apresentar nessa premiação uma iniciativa para tornar nossa unidade ainda mais sustentável”, concluiu Gustavo Cursino, Diretor Executivo do HRLN.
Compartilhar