Tags

Respeito e acolhimento: Sala de mamografia do HRLN ganha pintura em homenagem às mulheres

8 de março de 2021

Por Thaís Almeida

Inauguração do novo ambiente da Mamografia ocorreu no Dia Internacional das Mulheres, simbolizando um presente para todas as pacientes da unidade

Fazer o exame de mamografia é um momento que gera em algumas mulheres desconforto, ansiedade e por vezes até medo. Para modificar esse cenário, acolher e humanizar, o Hospital Regional do Litoral Norte inaugurou nesta segunda-feira, dia 08 de março, uma pintura artística na sala de mamografia – iniciativa da Comissão de Humanização.

“Convidamos um artista plástico local para fazer uma pintura na sala de mamografia em homenagem às mulheres. Ter um ambiente apropriado para recebê-las é muito importante, muitas mulheres ainda têm medo desse exame. E ter uma ambiência preparada e acolhedora pode tornar tudo melhor”, explicou Ana Lígia, enfermeira supervisora da Internação e coordenadora da Comissão de Humanização do HRLN.

A pintura na sala de mamografia foi feita no último final de semana pelo artista plástico Murilo Lavado, morador de São Sebastião. A obra de arte traz o desenho da silhueta de uma mulher, usando técnicas de pontilhismo, com as cores da Campanha do Outubro Rosa, com objetivo de incentivar o autocuidado e o amor próprio.

Segundo a Comissão de Humanização do HRLN, outras salas de exames do SADT (Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico) em breve também receberão pinturas de artistas locais para tornar a unidade cada vez mais próxima da população caiçara e com ambientes ainda mais agradáveis para os pacientes.

Mamografia

O aparelho de mamografia do HRLN, gerenciado pelo Instituto Sócrates Guanaes, é totalmente digital e com função articulada, ou seja, permite girar em 180º, possibilitando que pessoas com movimentos limitados, como cadeirantes e mulheres em situação de maca consigam fazer o exame. A mamografia tem como função principal detectar o câncer de mama ainda em fase inicial, para garantir o tratamento de forma precoce. Assim, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doença são minimizados.

Mesmo com atendimentos voltados para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, o HRLN inaugurou o mamógrafo em setembro de 2020 e desde então já realizou mais de 640 exames para toda a região do Litoral Norte.

Além da mamografia, a unidade oferece também os seguintes exames:  ecocardiograma transtorácico, por estresse e transesofágico, endoscopia (digestiva alta), holter, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), ressonância, tomografia e ultrassonografia. Para que os pacientes possam realizar os exames no HRLN, primeiramente os municípios precisam realizar o agendamento via CROSS (Central de Ofertas e Serviços de Saúde do Estado de SP).

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito