Tags

SCIH do HRLN esclarece mitos e verdades sobre a higienização das mãos

28 de abril de 2021

Por Thaís Almeida

O Setor de Controle de Infecções Hospitalares do HRLN promoverá conscientização nas áreas durante a semana da Higienização das Mãos 

Nunca se falou tanto da importância de lavar as mãos quanto neste momento de pandemia. Saiba que, além de ser fundamental para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, a higienização correta das mãos é essencial para evitar outras patologias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% dos casos de diarreias, gripes e conjuntivites poderiam ser evitados com o simples ato de lavar as mãos adequadamente.

Por isso, aproveitando que no dia 05 de maio celebra-se o Dia Mundial de Higienização das Mãos, a Coordenadora do SCIH do Hospital Regional do Litoral Norte, Wanessa Magalhães, esclarece alguns mitos e verdades a respeito do tema, confira abaixo:

Lavar a mão com água e sabão e depois passar álcool em gel garante maior eficácia na higienização.

MITO — Apesar de muitos lugares disponibilizarem os dois produtos, eles têm a mesma função, devemos escolher um deles. Se houver sujidade nas mãos usar água e sabão, já se as mãos estiverem visivelmente limpas pode-se usar álcool em gel. O efeito da higienização será satisfatório se seguirmos os seguintes passos: Passe sabonete e água limpa nas mãos; Esfregue a palma de cada mão; Esfregue a ponta dos dedos na palma da outra mão; Esfregue entre os dedos de cada mão; Esfregue o polegar de cada mão; Lave o dorso de cada mão; Enxague as mãos sem chacoalhar. No caso do álcool é só seguir os mesmos movimentos sem enxaguar.

Sabão antibacteriano é mais eficiente que sabão normal.

MITO — Os sabões comuns (sólidos ou líquidos) têm a mesma eficácia que os antibacterianos na higienização das mãos e podem ser usados para todas as situações. No ambiente hospitalar usamos o sabão líquido para não haver contaminações e para melhor controle de validade. 

É preciso retirar joias e relógio durante a higienização das mãos.

VERDADE — O uso de adornos impossibilita a técnica correta de higienização das mãos. Esses objetos acumulam micro-organismos. Por isso, devemos retirá-los antes de situações de maior risco de contaminação ou transmissão de vírus e bactérias, como antes do preparo de qualquer alimento, e na assistência direta ou indireta ao paciente. E também é por esse motivo que funcionários de ambientes hospitalares não devem usar esses objetos ou qualquer tipo de adorno (segundo a NR-32).

Lavar demais as mãos pode prejudicar a saúde, eliminando as bactérias “boas”

MITO — As mãos estão cheias de micro-organismos “bons”, que formam a flora bacteriana residente no corpo, e de micro-organismos transitórios, que podem transmitir doenças. Com a higienização das mãos, eliminamos esses dois tipos de micro-organismos, mas os residentes logo são restabelecidos naturalmente pelo nosso organismo. Por isso, podemos e devemos sempre que possível higienizar as mãos.

É necessário higienizar as mãos antes e depois de colocar luvas

VERDADE — As luvas reduzem os riscos de contaminação das mãos do profissional que as usa, mas não o isenta de higienizar as mãos antes e após o uso. Lembrando que após retirar as luvas, a higienização deve ser feita com água e sabão.

Durante a Semana de Higienização das Mãos, o SCIH do HRLN realizará ações de conscientização nas áreas e promoverá ainda um concurso da melhor frase sobre o tema. Se você ainda tem dúvidas sobre o tema, entre em contato com o setor pelo ramal 1488.

Lembre-se: Higienizar as mãos salva vidas!

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito