Tags

Segurança do trabalho: HRLN capacita Brigada de Incêndio

28 de abril de 2021

Por Thaís Almeida

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Trabalho, celebrado em 28/04, as equipes do Hospital Regional do Litoral Norte deram um passo importante para fazer da unidade um ambiente livre de acidentes: realizaram o treinamento completo para brigadistas.

O curso, com duração de quatro horas, promovido em 4 dias, foi ministrado pelos bombeiros civis da unidade com supervisão da técnica de segurança do trabalho para todos os brigadistas (mais de 70 colaboradores e terceiros).

“Algumas pessoas não sabem a seriedade do trabalho dos brigadistas (um grupo de voluntários capacitados para ajudar em situações de risco). Sendo assim, temos que lembrar que contar com uma equipe treinada na prevenção e combate a incêndios, evacuações de ambientes de risco, primeiros-socorros e na checagem de extintores e saídas de emergência faz toda a diferença para manter um ambiente seguro. A nossa unidade é muito grande, e esses brigadistas são fundamentais para que cada pavimento tenha alguém preparado para agir em um possível acidente ou princípio de incêndio. A atitude deles pode salvar vidas nesses momentos”, explicou a técnica de segurança Elaine Martins.

“O treinamento foi muito interessante. Conseguimos tirar muitas dúvidas com os bombeiros e foi muito bom para os brigadistas aprenderem a trabalhar em grupo e estarem preparados em todos os andares do prédio”, comentou Lucas Cavalcante, auxiliar administrativo e brigadista do HRLN.

O Hospital Regional do Litoral Norte, gerenciado pelo Instituto Sócrates Guanaes, possui um terreno com cerca de 20.000m², aproximadamente 25.000m² de construção, em um prédio de 6 pavimentos, mais heliponto e contando ainda com anexo voltado para o tratamento oncológico que em breve será inaugurado. Por isso, conseguir cobrir todo este espaço com medidas de prevenção e segurança é um grande desafio, que o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e os bombeiros civis da unidade enfrentam diariamente.

“Segurança é algo que muitas vezes as pessoas só lembram quando estão em situação de risco. Por esse motivo, tentamos fazer um trabalho diário na unidade, com fiscalizações e Diálogos Semanais de Segurança com empresas terceiras, que inclusive convidamos para participar dos treinamentos da brigada. Afinal, aqui no HRLN todos são importantes e todos precisam entender que a segurança vem em primeiro lugar, sempre”, concluiu a técnica de segurança.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito