Tags

Segurança e sustentabilidade: HRLN realiza manutenção preventiva no prédio

2 de setembro de 2020

Por Thaís Almeida

Certificado com o selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) da FundaçãoVanzolini no pré-projeto, projeto e execução, o prédio do HRLN funciona em umsistema sustentável

O Hospital Regional do LitoralNorte (HRLN), gerenciado pelo Instituto Sócrates Guanaes em Caraguatatuba, iniciounesta semana serviços de manutenção na fachada do prédio. As obras, quecomeçaram nesta segunda-feira, dia 31, visam manter o edifício sempre em dia (comsegurança e sustentabilidade) para oferecer o melhor para a população caiçara.

“Muitas pessoas às vezes nãoentendem a necessidade de manutenções deste tipo em prédios novos. Mas énormal, são reparos já esperados, trabalhamos com uma construção de mais de 25 milmetros quadrados, que se move devido a movimentos naturais do solo, ao peso quepossui (por mobília e circulação de pessoas), e tudo isso causa ações queexigem reparação e limpeza constantes. Nossa equipe sempre acompanha, mapeia efaz as manutenções necessárias”, esclareceu Bianca.

Apesar de novo, um prédio doporte do Hospital Regional exige manutenções que devem ser concluídas nospróximos 30 dias com supervisão do setor responsável e seguindo todas as normastécnicas.

Um prédio sustentável

Certificado com o selo AQUA (AltaQualidade Ambiental) da Fundação Vanzolini no pré-projeto, projeto e execução,o prédio do HRLN vem desde março, quando iniciou suas atividades, funcionandoem um sistema sustentável.

“O Hospital foi pensado parautilizar os recursos naturais da região e oferecer o melhor para os pacientes. Foifeito replantio de espécies nativas, com paisagismo humanizado. Temos vidros emlocais estratégicos para aproveitar a luz natural, utilizamos placas solarespara aquecer a água, as torneiras possuem temporizadores, o sistema elétricoevita desperdício e perda de energia e nossas fachadas ainda são ventiladas, ouseja, temos um vão entre as paredes em contato com o ambiente externo e aquelasque isolam os espaços internos. O sistema de fachada ventilada que usamos é ode brises móveis (um dispositivo arquitetônico que funciona como uma persiana),que permite a entrada da luz e a pessoa consegue visualizar a praia e aspaisagens no geral, de forma segura e humanizada. Com os brises móveis podemosaumentar ou diminuir a entrada de luz”, lembrou a engenheira.

Além disso, o HRLN possui ainda 6caixas de retenção da água da chuva, enterradas no terreno. A água coletada éfiltrada, tratada e usada para reuso em descargas e também na reserva deincêndio, gerando uma economia de 159 metros cúbicos de água diariamente – emtempos de abastecimento regular de chuva.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito