Tags

Semana da Enfermagem no HRLN oferece autocuidados, palestras e brindes

23 de maio de 2023

Por Kátia Kelly

Para celebrar o dia do Enfermeiro (12/5) e do Técnico de Enfermagem (20/5), o Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França (HRLN), promoveu uma programação diferenciada, especialmente dedicada aos que fazem a diferença no cuidado com a vida. A programação contou com temas diretamente ligados ao autocuidado, bem-estar e saúde física desses profissionais, proporcionando momentos significativos de descontração e união da equipe do HRLN e, teve excelente repercussão e muita interatividade entre os participantes. Todos assistiram a uma homenagem de reconhecimento e valorização profissional, especialmente gravada pelos coordenadores e médicos da unidade.

Posicionamentos e transferências, foi o tema da palestra ministrada pelas fisioterapeutas da unidade, Jaqueline Faile Mancuso e Ana Catarina Parra Ejeá. Durante a apresentação foi ensinado algumas formas e maneiras de prevenir lesões, ilustrando atividades que são rotinas da enfermagem, como por exemplo, como realizar uma mudança de decúbito e manter uma postura mais ergonômica, segundo Jaqueline, na hora da mudança de decúbito “joelho e escápula do paciente são os pontos chaves”. Após a palestra, houve um momento de alongamento e relaxamento para os profissionais afim de incentivá-los a manter um corpo mais saudável.

Alimentação balanceada, o segredo de uma vida saudável, foi a proposta apresentada pela coordenadora da Nutrição Késia Pariz, através de palestra ministrada pela nutricionista Mariana Righi, que explicou a importância de incluir uma alimentação saudável na rotina diária. Segundo Mariana, é preciso “evitar a monotonia alimentar variando o cardápio e garantindo o consumo adequado de macro e micronutrientes”.

Como os óleos essenciais podem ajudar, tema ministrado pela farmacêutica Aline Barbosa, coordenadora da farmácia da unidade, abordou os diferentes tipos de óleos e suas funções específicas. Segundo Aline, “a utilização desses óleos tem ação terapêutica e podem contribuir na diminuição da dependência de remédios”. A medicina integrativa já tem usado aromoterapia em diversos tratamentos, como alergias, dermatites, no controle da ansiedade, além de serem ótimos bactericidas e antifúngicos, explica Aline.

Cuidando de quem cuida, como estratégia para redução de estresse e relaxamento, foi a proposta trabalhada pela psicóloga Gabriela Galvão Jouclas, que realizou a aplicação de Reiki em grupo, e promoveu de forma prática a terapia complementar, com o objetivo de proporcionar o equilíbrio energético e trazer o bem-estar físico e mental. Segundo Gabi “essa técnica é segura e não gera nenhum efeito colateral e pode ser aplicada em conjunto com outras alternativas terapêuticas, como por exemplo, a acupuntura.”

Vencendo a depressão e a ansiedade, foi o tema da palestra motivacional, ministrada por Renan Ferrarezi do Grupo GSU, onde foi possível mostrar de forma lúdica e descontraída que pequenas atitudes podem mudar o dia a dia de uma pessoa, e quando há equilíbrio é possível ter um dia tranquilo, e conseguir levar a vida de uma forma mais fácil, ao invés de reclamar ou ficar sorrindo a todo instante.

A semana da enfermagem ocorreu durante os dias 16 a 19 de maio e foi conduzida pela diretora operacional Sandra Marcondes e a coordenadora do núcleo de educação continuada, Cristiane Sanches Morine.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito