Tags

Semana da Segurança do Paciente no HRLN

15 de setembro de 2023

Evento fortalece as seis metas do paciente seguro proposta pela Organização Mundial da Saúde OMS

Nos dias 13 e 14, aconteceu no Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França, a Semana da Segurança do Paciente, sob o tema “Circuito das Metas de Segurança do Paciente“, que teve como objetivo apresentar e fortalecer as seis metas de segurança proposta pela OMS. A programação contou com a exposição das metas de forma interativa e criativa através de um circuito com seis estações de jogos educativos, para que cada colaborador tivesse uma experiência prática em cada meta e reforçasse a conscientização quanto a importância de se garantir a segurança do paciente durante todo o período de internação na unidade.

Nas estações tiveram brincadeiras como ache o erro, mímica, acerte o alvo, encontre os pares, jogo do dado, certo ou errado, teve ainda uma personagem denominada de Madame Klebisiella nome de uma bactéria multirresistente, que pode ser transmitida pela falha na higienização das mãos. Durante a visita na estação, o colaborador escolhia duas cartas, que citavam momentos de falhas de higiene das mãos e ilustravam as bactérias por falta de higiene correta e então o colaborador utilizava o gel “revelador” para verificar a eficácia da sua própria higiene das mãos. Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEPP), Cristiane Sanchez Morine, as ações promovidas nesse circuito tiveram a proposta de conscientizar e envolver todos os profissionais sobre a importância das ações para cuidado seguro com o paciente. “Essas ações de gamificações, ou seja, uso de jogos para aprimorar os conhecimentos de maneira lúdica, aumentam o engajamento profissional às ações de segurança do paciente de forma reflexiva, independente do setor de atuação”.

A diretora operacional, Sandra Marcondes, que participou no primeiro dia do evento, ressaltou a importância da unidade entre os setores para assegurar um atendimento seguro e de qualidade aos pacientes e familiares. “Garantir um ambiente seguro vai além da assistência, é o trabalho de todos profissionais dentro do hospital que atuam no HRLN”.

A enfermeira da qualidade, Domingas Ieda, reforça que a prevenção faz parte de um ato seguro. “Diariamente, nos esforçamos para colocar em prática as metas de segurança aqui no hospital, desde a admissão até o momento da alta do paciente’’, afirma.

Para a técnica de enfermagem, Roseli Pereira dos Santos que participou do circuito ela disse ‘’É muito importante rever esse tema, mesmo que já seja praticado no dia a dia, da forma que foi apresentado trouxe uma ilustração prática e de fácil entendimento, me diverti e reforcei meus conhecimentos, adorei participar”, declara.

A organização e realização desse evento foi uma ação integrada do NEPP, Qualidade e do Grupo de Metas de Segurança, formado por profissionais multidisciplinares do HRLN. Contou com a interação e participação de todos profissionais da assistência e das áreas administrativas, diurno e noturno, totalizando mais de 300 participantes.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito