Tags

Semana de conscientização sobre a Segurança do Paciente movimenta HRLN

16 de setembro de 2021

Por Thaís Almeida

Com teatro e concurso de paródia, equipes da unidade se capacitaram e praticaram os valores do Instituto Sócrates Guanaes, pautados na educação, conscientização e acolhimento 

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17/09, o Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) mobilizou as suas equipes em atividades de conscientização sobre os protocolos fundamentais para reduzir os riscos hospitalares e garantir a assistência segura e acolhedora.

Um concurso de paródia sobre as seis metas internacionais de segurança foi promovido pelo  Núcleo de Segurança do Paciente do HRLN e as quatro equipes vencedoras foram premiadas com brindes e cestas de café. A premiação ocorreu após a apresentação de um teatro temático, realizado também pelo Núcleo de Segurança, no auditório da unidade, em 4 horários, nos dias 15 e 16/09, com objetivo de integrar e instruir todos os plantões.

“Ficamos impressionados com o engajamento e a participação de todos. No concurso, as equipes foram convidadas a gravarem vídeos com paródias sobre as metas internacionais de segurança para memorizarem e refletirem sobre cada protocolo. E com o teatro, de maneira lúdica, mostramos como é o dia a dia do hospital e a importância da implantação das metas para termos um ambiente seguro. Todos estão de parabéns, foi um momento muito importante de conscientização e acolhimento para nossos colaboradores – um trabalho educacional de maneira leve e criativa”, explicou a Gerente Assistencial do HRLN, a enfermeira Sandra Marcondes.

“Passamos a noite trabalhando nessa paródia e foi fundamental para ficarmos cada vez mais alertas às metas de segurança. Foi um grande aprendizado para todos”, comentaram Vera Cristina e Carina Coelho, técnicas de Enfermagem da equipe da UTI Noturno – time vencedor do concurso.

Estou muito feliz de ter participado com a minha equipe deste concurso. Mostramos com a nossa paródia a importância da segurança do paciente, e lembramos de tudo o que o paciente precisa para ter um bom atendimento e acolhimento”, comemorou Solange Franco da Silva, técnica de Enfermagem da Internação Noturno – equipe que ficou em 2º lugar no concurso.

Conheça as 6 metas internacionais de segurança do paciente:

  1. Identificar corretamente o paciente.
  2. Melhorar a comunicação na saúde.
  3. Melhorar a segurança na prescrição.
  4. Garantir a segurança na cirurgia.
  5. Reduzir o risco de infecção.
  6. Reduzir o risco de quedas.

Confira abaixo as equipes vencedoras do Concurso de Paródias:

1º colocado – UTI Noturno Par

Aline Ferreira, Carina Coelho, Marina Andrade, Tereza Cristina, Vera Cristina, Ivanessa Castro, Matheus Cardoso, Larissa Padilha, Ticiana Baise, Fernanda Stephanie, Cristina Oliveira, Vivian Aparecida, Rosalina Oliveira.

2º colocado – UTI Diurno Par

Juliana, Nayara, Daniele, Gabriel, Gessica, Carla, Ruth, Giovana, Carine e Vanessa.

3º colocado – UTI Diurno Par (houve empate)

Andressa Moreira, Rafaela dos Santos, Rosana Marques, Sannya Martins, Nicole Ferreira, Camila Alves, Fabiana Sousa.

3º colocado – Internação Noturno Par (houve empate)

Karoline Martins, Leandro Dom Pedro, Kely Pinheiro, Sarah Lopes, Jessica da Silva, Rosemeire Ângelo, Silvia Hilário, Valdirene Pereira, Andrea Karina, Rebeca da Rocha, Telemaco Pacheco, Solange Franco.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito