Tags

SES-SP oferece acolhimento psicossocial para profissionais da saúde e população em geral

26 de fevereiro de 2021

Por Thaís Almeida

Unidades do Instituto Sócrates Guanaes do Estado de São Paulo divulgam Programa Autoestima internamente para seus colaboradores

Solidão, medo, angustia, ansiedade e tristeza são alguns dos sentimentos que ficaram mais aflorados em determinadas pessoas diante da pandemia do novo coronavírus. Para oferecer apoio para essa população, principalmente colaboradores da área de saúde, que diariamente lutam para salvar vidas, o Governo do Estado de São Paulo criou o programa Autoestima.

Em uma plataforma digital, o programa oferece acolhimento psicossocial especial para profissionais da saúde e também para a população geral (moradores do Estado de SP). Para acessar a plataforma e agendar um horário de atendimento é necessário fazer um cadastro, no link https://autoestima.sp.gov.br/Noticias/News?post=34# . Basta clicar em “Criar Conta” e acessar o botão “Cidadão” para efetuar esse cadastro. Depois de preencher as informações e responder algumas questões, você terá um login e senha de acesso da área restrita do portal. Neste local, será possível entrar e consultar a agenda para reservar um horário.

As unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Sócrates Guanaes participaram nesta semana de uma webconferência com a SES-SP, receberam todas as informações sobre o Programa e se disponibilizaram para divulgar tanto entre os profissionais de saúde quanto para pacientes e familiares.

“A iniciativa é importantíssima para podermos oferecer um suporte para saúde mental e emocional tanto dos nossos colaboradores quanto dos pacientes e familiares que atendemos. Na Ouvidoria temos contato com muitas famílias que ficam impactadas pelo drama de ter um ente querido com Covid-19, agora além do suporte que nosso Hospital já oferece também vamos indicar esta plataforma”, comentou a Camila Figueira, ouvidora do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), situado em Caraguatatuba e que oferece 30 leitos de UTI e 14 de Enfermaria exclusivos para Covid-19 na região.

Ainda segundo a ouvidora, no HRLN a plataforma Autoestima será apresentada a todas as áreas da unidade pela Comissão de Humanização, como mais uma ferramenta para os profissionais da saúde buscarem apoio e suporte emocional.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito