Tags

Visita virtual renova esperança de pacientes isolados

29 de abril de 2020

Por Thaís Almeida e Danyelle Fuad

Ver o sorriso de um filho, perguntar sobre o animalde estimação ou simplesmente ouvir a voz da família são gestos simples quemuitas vezes não damos valor no dia a dia. Mas que fazem toda a diferença parapacientes hospitalares hoje isolados por suspeita ou comprovação do NovoCoronavírus. Pensando em cuidar também do lado emocional dessas pessoas, asunidades gerenciadas pelo Instituto Sócrates Guanaes estão apostando em açõespara amenizar as dificuldades impostas por esse momento de pandemia. Esse é ocaso do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), em Caraguatatuba, e do Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. RubensSavastano (HRSJC), ambos em São Paulo, que estão promovendo “visitasvirtuais”, ou seja, realizando chamadas de telefone por meio de vídeo paradiminuir a saudade dos familiares.

 “O paciente é um ser total, não é só adoença, e cuidar do psíquico ajuda muito na saúde como um todo. Esse isolamentosocial é muito difícil, algumas pessoas chegam a pensar que vão morrersozinhas. Essa oportunidade de fazer lives e de conversar pormeio de vídeos funciona como uma medicação para ajudar na melhora e natranquilidade de espírito do paciente. Tivemos um paciente que a primeirapergunta que fez para a família, durante uma chamada de vídeo, foi sobre oanimal de estimação – isso era uma preocupação para ele, era essencial. Então,com essas ligações conseguimos tocar no que é mais importante para cada um dospacientes isolados”, explicou Sandra Marcondes, Enfermeira Coordenadora daUnidade Intensiva do Hospital Regional do Litoral Norte. 

O HRLN foi inaugurado em março, neste primeiromomento exclusivamente para o atendimento a pacientes com suspeita ouconfirmação de contaminação pelo Novo Coronavírus. Entre pacientes internados eos que já receberam alta ou foram transferidos, a unidade já atendeu cerca de11 pessoas. Segundo a equipe responsável pela UTI, atualmente as visitasvirtuais são realizadas diariamente assim que os pacientes conseguemreestabelecer contato visual e por meio da fala – o que muitas vezes éimpossibilitado devido à medicação. Dessa maneira, as chamadas de vídeo chegampara somar na recuperação, renovando as esperanças daqueles que estão isolados.

No HRSJC, com o auxílio da equipe de psicologia,cada um pode matar um pouco da saudade de quem ficou do lado de fora e estáaflito para ver e ouvir o ente internado. “A visita virtual ajuda a amenizar adistância e trazer consolo em um momento difícil e incerto para pacientes efamiliares. A participação de um psicólogo neste projeto é o reconhecimento emediação dos fenômenos psicológicos manifestados nessa situação, ajudando alidar com a ansiedade, medo e sentimentos de solidão e discriminação”, explicoua psicóloga Adriele Muniz. 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito