Tags

Você sabe o que faz o setor de Patrimônio em um hospital?

5 de fevereiro de 2021

Thaís Almeida

Cada item presente em um hospital, desde uma maca até uma cadeira usada pelo recepcionista, é um bem público que deve ser mantido com zelo e responsabilidade, para que a unidade possa oferecer à população um serviço de qualidade e com transparência financeira. Nesta missão, o setor de Patrimônio cumpre um papel fundamental. Ele contabiliza e gerencia todos os bens existentes em um hospital (bens cedidos, locados, doados, comprados, etc.).

No HRLN, com 6 andares (mais heliponto) e com 5.286 itens, o trabalho da equipe do Patrimônio faz a diferença para a manutenção de todos os equipamentos. “Todos precisam entender a função do Patrimônio porque registramos (com etiquetas e no nosso sistema) e controlamos tudo que temos na unidade, para prestar contas corretamente para os órgãos e auditórias responsáveis. E ajuda das equipes é essencial neste processo.  Por exemplo: toda vez que uma área precisa mudar um item para outro setor, deve nos comunicar, através de chamado no MV. Somente assim, vamos conseguir localizá-lo e continuar cuidando deste produto, garantindo que esteja sempre em condições”, concluiu Edgar Oliveira, Supervisor do setor de Patrimônio do HLRN.

Além da prestação de conta, o Patrimônio acompanha também a vida útil de cada equipamento do hospital, observando se há corrosão, oxidação, deterioração e outros agentes. Diante de cada cenário, a equipe pode acionar a garantia dos produtos, providenciar manutenções e reparos e adotar quaisquer medidas corretivas ou preventivas para facilitar o trabalho das equipes no hospital e também o atendimento aos pacientes.

Mais do que um setor administrativo, o setor de Patrimônio é um constante zelador da estrutura física de uma unidade de saúde, assegurando (com apoio de todos), que tudo esteja em pleno funcionamento para que a missão de cuidar e salvar vidas possa ser cumprida diariamente dentro do Hospital Regional do Litoral Norte.

Curiosidades

Uma cama hospitalar motorizada custa em média R$ 7.800,00. O reparo em uma cama deste tipo fica em cerca de R$ 1.800,00. Isso significa que se houver danos em 4 camas, e for necessário providenciar o reparo, o valor dessas manutenções custariam quase o valor de 1 cama nova!

Por isso, cuidar e zelar com responsabilidade é nosso dever para uma gestão eficiente, seguindo os valores do Instituto Sócrates Guanaes. Ficou com dúvida sobre como cuidar melhor do equipamento do seu setor? Entre em contato com o Patrimônio pelo ramal: 1456.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito