Tags

Captação de órgãos e tecidos no HRSJC: 229 pessoas têm suas vidas salvas ou melhoradas

30 de julho de 2021

Por Danyelle Fuad

O Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) realizou a 29ª captação de córneas de 2021, a 81ª desde o início. A cirurgia de retirada aconteceu dia 22 de julho, com apoio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). Desde 2019, o hospital captou 162 córneas e 67 órgãos. Com todas essas captações, 229 pessoas tiveram suas vidas salvas ou melhoradas.

A córnea é um tecido translúcido que fica na superfície do olho. Sua função é proteger a visão de ameaças externas e ainda funciona como uma lente por onde a luz entra e é focalizada. Normalmente precisa ser trocada quando sofre uma ruptura, apresenta uma mudança em seu formato ou fica turva. A doação de córnea é fundamental para a recuperação da visão.

Até hoje, o HRSJC já realizou 20 captações de órgãos, sendo: 5 corações, 4 pulmões, 18 fígados, 4 pâncreas e 36 rins. “É uma grande responsabilidade acolher a família em seu momento de luto e possibilitar a doação de órgãos. A sensação da equipe é de dever cumprido quando possibilitamos que o último desejo da família seja realizado”, disse Samara Ferreira, coordenadora da CIHDOTT.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito