Tags

HRSJC está entre os 16 hospitais públicos do estado de São Paulo com certificação ONA 3

27 de maio de 2021

Por Danyelle Fuad

 

Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) conquistou, dia 20 de maio, a Acreditação com Excelência (nível 3) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Ao todo, 27 hospitais públicos do estado são acreditados, apenas 16 com o selo ONA 3. A obtenção do selo é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, que incentiva os hospitais sob sua competência na conquista e manutenção deste certificado.

A notícia foi recebida com orgulho pelos colaboradores do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), entidade que administra os serviços assistenciais do Hospital, e da Inova Saúde, empresa responsável pelos serviços de apoio.

Para o Diretor-Presidente do ISG, Dr. André Guanaes, a equipe está de parabéns. “O grande diferencial é a conquista do selo ONA 2 em um ano de operação, no primeiro ano de implantação, e, agora, ONA 3, em plena pandemia. “Estar entre os melhores é resultado de um grande trabalho de equipe, em conjunto com a Inova, e da competência, dedicação e organização de todos. Isso só é possível devido a parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, que aposta no compromisso com a saúde de qualidade para a população, exigindo contratualmente o ineditismo da acreditação, nos dando condições e apoio. Com isso, todos ganham, sobretudo a população que precisa e merece”, completou.

“Acreditamos ONA 2 em tempo recorde – apenas um ano de operação – e 2 anos depois recebemos o selo de ONA 3, em plena pandemia. Estamos muito orgulhosos de todos, que se superam a cada dia e não medem esforços para cuidar e salvar vidas”, disse o superintendente hospitalar, Ernesto Stangueti. Para o diretor técnico do HRSJC, Dr. Orlando Elídio da Silva, o apoio do corpo clínico faz toda diferença, contribuindo cada vez mais para a qualidade dos serviços prestados. A diretora de apoio à assistência, Sylvia Diegues, parabenizou o esforço de toda assistência, que se dedica diariamente no cuidado aos pacientes. “Cada um é peça importante nessa conquista. Trabalhamos muito para chegarmos até aqui”, declarou. “Isso é resultado do trabalho, dedicação e comprometimento das lideranças e suas equipes. É muito gratificante apoiar a construção de um hospital público com processos estruturados e focados em qualidade e segurança do paciente”, explicou Luany Araújo, coordenadora da Qualidade.

O HRSJC é a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do estado de São Paulo, um modelo de gestão que vem dando resultados excelentes em qualidade de serviços para a população. Para o diretor de operações da Inova Saúde, empresa parceira do ISG na gestão do HRSJC, Dr. Vinicius Marcus Battistella, “muito mais do que um selo, é a concretização dos processos que todos os profissionais lutam diariamente para ter, seja na sustentabilidade financeira e econômica, seja na sustentabilidade do negócio e ambiental, sem contar com a interação sustentável entre as duas empresas que estão alinhadas em um processo único. Conquistar a ONA 3 nos traz uma responsabilidade ainda maior de manter a excelência dos nossos serviços”, disse.

Com o HRSJC, o Instituto Sócrates Guanaes gere duas unidades acreditadas pela ONA. O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), em Goiás, é o primeiro e único hospital em infectologia do país com o selo de qualidade de excelência conferido pela organização. Em 2018, também recebeu a certificação nível 2.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos e reconhecidos nacionalmente ou internacionalmente. Atualmente existem 182 hospitais (públicos e privados) com selo de Acreditação ONA 3 em todo o Brasil, sendo 64 destes no estado de São Paulo.

SOBRE O HOSPITAL

O Hospital Regional de São José dos Campos é referência no atendimento de média e alta complexidade para 39 municípios do Vale do Paraíba. Foi inaugurado no dia 2 de abril de 2018, construído por meio de modelo de Parceria Público-Privada, com investimento de R$ 217 milhões. O complexo hospitalar é voltado ao atendimento principalmente nas especialidades de traumato-ortopedia, neurologia, cirurgia cardíaca, cirurgia pediátrica e cardiologia. O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) venceu o chamamento público em 2017 para assumir a gestão assistencial do novo hospital, que oferece à população 162 leitos, sendo 40 leitos de UTI (adulto e pediátrica), dez salas cirúrgicas; cirurgia cardiovascular, proctologia, ginecologia, clínica médica, otorrinolaringologia, vascular e pediatria, além de serviços de apoio diagnóstico por imagem, serviços de hemodinâmica, endoscopia e colonoscopia.

Durante a pandemia, o HRSJC é referência no tratamento do Covid-19 na região, com 39 leitos exclusivos, sendo 20 de UTI e 19 de enfermaria.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito