Tags

HRSJC inaugura Laboratório de Práticas Assistenciais

2 de setembro de 2021

Por Danyelle Fuad

Diretoria do HRSJC e representantes do Senac SJC comemoram inauguração do laboratório

O Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) inaugurou, nesta terça-feira (31/08), o Laboratório de Práticas Assistenciais, localizado no Centro do Estudos da unidade, com o objetivo de proporcionar um aprendizado técnico-científico de forma dinâmica, capacitando profissionais e estagiários conveniados a desenvolverem ações que visam uma assistência segura e humanizada ao paciente. “O laboratório vai possibilitar um salto qualitativo no ensino e desenvolvimento na área de enfermagem da unidade”, explicou Abner Aguiar, coordenador do Serviço de Educação Continuada.

 

Manequins de simulação auxiliam no aprendizado prático

O HRSJC fez um convênio de concessão de estágio profissionalizante com o Senac São José dos Campos, que, em contrapartida, doou os manequins de simulação (adulto e infantil) e o braço de punção para ajudarem no aprendizado dos alunos. Segundo a coordenadora de cursos do Senac de São José dos Campos, Monica Brasil, o diferencial está com a troca de experiência valiosa no hospital, para aplicar no mercado de trabalho. A enfermeira Cristiane de Oliveira, Responsável Técnica dos cursos Técnicos em Enfermagem do Senac São José dos Campos, vê o laboratório como algo positivo para o conhecimento. “Antes de terem contato direto com os pacientes, vão praticar, tirar dúvidas e aprender as técnicas necessárias para uma assistência segura e eficiente”, completou.

Lideranças da assistência participam da inauguração do laboratório

O programa de estágio tem em média 30 alunos por turma, divididos em 6 grupos e acompanhados por um professor cada. Todos alunos passam pelas principais unidades do hospital, como Emergência, Clínica Médica e Cirúrgica, Centro Cirúrgico, UTIs adulto e pediátrica, para chegarem ao mercado de trabalho devidamente capacitados.

O HRSJC vem cada vez mais se destacando em ensino e pesquisa no Vale do Paraíba. Além dos estágios de técnicos de enfermagem, é também cenário para o Programa de Especialização em Medicina Intensiva (PEMI), que já formou 8 alunos. Esta é uma parceria entre o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), que vem mantendo o PEMI desde 2018 na unidade.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito