Tags

Primeira captação de órgãos de 2024 salva 7 vidas

19 de fevereiro de 2024

Por Danyelle Fuad

O Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) realizou a primeira captação de órgãos do ano. Um único doador, vítima de um aneurisma cerebral, permitiu salvar até 7 vidas, ofertando coração, 2 pulmões, fígado, 2 rins e 2 córneas. O transporte foi feito pela equipe do Helicóptero Águia, da Polícia Militar, garantindo mais rapidez e segurança aos órgãos doados, com o apoio da equipe de Bombeiros da Unidade.

O paciente apresentou a suspeita de morte encefálica, e após realizar todos os testes, foi constatado o óbito.

A família foi acolhida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), que aceitou a doação de órgãos para salvar vidas.

O HRSJC contribui com a Central Estadual de Transplantes desde 2019 e já captou 8 corações, 12 pulmões, 28 fígados, 4 pâncreas, 58 rins e 388 córneas. Em 2023, o estado de São Paulo realizou o maior número de transplantes dos últimos seis anos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, foram mais de 7,2 mil transplantes e redução de 6,5% nas recusas familiares para doação de órgãos.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito