Tags

Indicadores do AME SJC mostram queda em infecções e melhor efetividade em procedimentos

25 de junho de 2024

Por Aline Campos

A equipe assistencial do AME SJC apresentou os indicadores de saúde do primeiro trimestre de 2024, e os resultados demonstraram queda nas taxas de infecção pós procedimentos invasivos, melhor efetividade em procedimentos, além de diminuição nos cancelamentos de exames e mais assertividade no preparo de exames, devido ao trabalho de orientação da equipe de matriciamento com os municípios.

De acordo com a equipe, os indicadores assistenciais funcionam como norteadores para analisar a qualidade dos serviços prestados, proporcionando a melhoria do cuidado. “Os indicadores são primordiais no acompanhamento e mensuração dos resultados da nossa unidade, além de possibilitar a avaliação das ações planejadas para o alcance das metas”, afirma Camila von Jakitsch, supervisora de enfermagem.

A equipe comemora a queda nas taxas de infecções. Motivo de preocupação genuína, as infecções exigem uma resposta estratégica e ações efetivas por parte das unidades de saúde, e por isso, o monitoramento contínuo de processos e ações rápidas e efetivas auxiliam na redução e controle das taxas de infecções.

“A prevenção é possível mapeando e controlando os processos assistenciais, e neste sentido os indicadores são fundamentais, pois aquilo que não se pode medir não se pode melhorar”, afirma a enfermeira Elisabete Castro, responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde (SCIRAS).

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito